Tóquio-2020

Paulo Wanderley é reeleito presidente do COB

por Redação
A
A

Paulo Wanderley será o presidente do Comitê Olímpico do Brasil pelos próximos quatro anos. O dirigente venceu as eleições da entidade realizadas nesta quarta-feira (8), contra Rafael Westrupp e Hélio Meirelles. Marco Antônio La Porta será seu vice-presidente.

publicidade
Wanderley ficará no cargo até 2024 (Foto: Miriam Jeske/COB)
Wanderley ficará no cargo até 2024 (Foto: Miriam Jeske/COB)
publicidade

As eleições não precisaram de um segundo turno. Paulo Wanderley conseguiu 26 votos no total, um a mais do que o necessário para concluir o processo sem a necessidade de uma nova etapa. Westrupp ficou com 20 votos e Meirelles ficou com dois.

Dessa maneira, Wanderley segue no processo de modernização do COB. O dirigente era vice-presidente da entidade e assumiu o comando quando o titular do cargo, Arthur Nuzman, renunciou em 2017. Desde então, tem apostado em medidas para mudar o comitê, inclusive com uma maior abertura no processo de escolha presidencial.

publicidade

Em discurso, o presidente do COB exaltou as conquistas: “Se tivemos pela primeira vez em décadas três chapas na eleição, se tivemos pela primeira vez a participação fundamental do atleta, isso foi fruto da reforma estatutária que conduzi”.


Um dos principais desafios da gestão de Wanderley será aproximar o COB do mercado. Após os Jogos Olímpicos de 2016, quando as negociações para o Time Brasil envolviam o aporte local ao evento, o comitê teve dificuldades para conseguir novos patrocinadores. Mais recentemente, a entidade acertou com marcas como Ajinomoto e Havaianas.

publicidade

Lenovo renova patrocínio do Prêmio eSports Brasil 2020