Tóquio 2020

Panasonic segue os passos da Toyota e se afasta de Tóquio 2020

por Redação
A
A
Panasonic segue os passos da Toyota e se afasta de Tóquio 2020
publicidade

Grandes empresas japonesas estão se afastando dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Após a Toyota desistir de fazer qualquer campanha de mídia relacionada ao evento, a Panasonic estaria seguindo os mesmos passos. De acordo com a agência Nikkei Asia, os executivos da empresa decidiram não participar da Cerimônia de Abertura da competição.

Os Jogos Olímpicos sempre foram um grande atrativo para as marcas, principalmente as que são parceiras do Comitê Olímpico Internacional (COI). Porém, isso está mudando nos Jogos de Tóquio, com as empresas não querendo se envolver devido às críticas da população japonesa.

Em junho, surgiram relatos de que patrocinadores olímpicos baseados no Japão haviam recrutado empresas de consultoria para aconselhá-los sobre se deveriam avançar com os planos de marketing olímpicos ou limitar sua associação a um evento que poderia prejudicar suas marcas.

As mais de 60 empresas japonesas pagaram, juntas, US$ 3 bilhões para patrocinar o evento.

Com as pesquisas de opinião pública japonesas mostrando consistentemente que a maioria dos cidadãos do país era contra a realização dos Jogos durante a pandemia, Toshiro Muto, chefe do Comitê Organizador, chegou a dizer nesta terça-feira (20) que o evento ainda pode ser cancelado se os casos continuarem a aumentar.

Apenas alguns dias antes da Cerimônia de Abertura, Muto disse aos repórteres: 

"Não podemos prever o que vai acontecer com o número de casos de coronavírus. Portanto, continuaremos as discussões se houver um pico nos casos. Concordamos que, com base na situação do coronavírus, convocaremos novamente conversações de cinco partes. Neste momento, os casos de coronavírus podem subir ou descer, então pensaremos sobre o que devemos fazer quando a situação surgir".

Vale dizer ainda que um porta-voz de Tóquio 2020 disse, mais tarde, que os organizadores estavam "concentrando 100% na realização dos Jogos".

publicidade