Tóquio-2020

Japão estuda impedir turistas do exterior nos Jogos Olímpicos

por Redação
A
A
O Japão está em estado de emergência por causa do avanço da pandemia.
Crédito: Reprodução
O Japão está em estado de emergência por causa do avanço da pandemia.
publicidade

De acordo com a mídia japonesa, é provável que visitantes estrangeiros não sejam admitidos no país para assistir aos Jogos Olímpicos de Tóquio. As notícias reportam que o assunto foi discutido em uma reunião realizada na última quarta-feira (4) entre o governo japonês, o governo metropolitano de Tóquio, o comitê organizador de Tóquio 2020, o COI e o Comitê Paraolímpico Internacional.

A presidente do comitê organizador de Tóquio, Seiko Hashimoto, disse que a segurança pública é a "prioridade máxima" para os Jogos. O Ministro olímpico japonês Tamayo Marukawa disse que "uma decisão cautelosa é necessária" em relação aos torcedores estrangeiros. O presidente do COI, Thomas Bach, disse que os organizadores "se concentrarão no essencial dos Jogos".

Hashimoto disse que uma decisão seria tomada até 25 de março. No mês passado, Bach disse que uma decisão sobre a participação dos torcedores estrangeiros nos Jogos seria provavelmente tomada no final de abril ou início de maio.

O serviço de notícias da AFP informou que 900 mil ingressos foram vendidos para pessoas de fora do Japão. A Bloomberg relatou que, antes do adiamento do ano passado, esperava-se que 600 mil visitantes estrangeiros comparecessem aos Jogos, ao lado de 11 mil atletas.

Pesquisas de opinião pública no Japão sugerem uma preocupação persistente com a segurança de sediar os Jogos. Tóquio está atualmente em "estado de emergência" para conter casos de Covid-19, que está prestes a ser prorrogado por duas semanas a partir de 7 de março. O Japão fechou em grande parte suas fronteiras aos visitantes internacionais, a fim de controlar a pandemia. Neste inverno, sofreu sua maior e mais mortífera onda do vírus até agora.

publicidade

MRV anuncia renovação com Fortaleza