Tóquio 2020

Estado de emergência não impedirá Jogos de acontecerem, diz COI

por Redação
A
A
Estado de emergência não impedirá Jogos de acontecerem, diz COI
publicidade

Os Jogos Olímpicos acontecerão mesmo que Tóquio permaneça em estado de emergência, de acordo com um membro sênior do Comitê Olímpico Internacional (COI).

A capital japonesa é uma das nove cidades do Japão que está em estado de emergência devido à pandemia do coronavírus até 31 de maio, na melhor das hipóteses.

Entretanto, o presidente da comissão de coordenação do COI, John Coates, está confiante de que mesmo que essas medidas não tenham sido levantadas até a abertura dos Jogos em 23 de julho, isso não afetará o evento que está sendo realizado.

"Vimos com sucesso cinco esportes realizarem seus eventos de teste durante o estado de emergência", disse ele em um briefing de Tóquio 2020, em 21 de maio.

"Todos os planos que temos em andamento para proteger a segurança dos atletas e do povo do Japão estão baseados nas piores circunstâncias possíveis, portanto a resposta [para saber se os Jogos poderiam ocorrer durante um estado de emergência] é absolutamente sim".

"O conselho que recebemos da Organização Mundial da Saúde e todos os pareceres científicos é que todas as medidas que delineamos no livro do jogo, todas essas medidas são satisfatórias para garantir um Jogos seguro e protegido em termos de saúde, e isto é, se há ou não um estado de emergência".

publicidade