Outros

Prêmio Máquina: Os finalistas em Relacionamento com o fã

por Redação
A
A
Prêmio Melhores do Ano terá os vencedores conhecidos em evento no dia 28 de junho
Divulgação
Prêmio Melhores do Ano terá os vencedores conhecidos em evento no dia 28 de junho
publicidade

O Prêmio Máquina do Esporte revela nesta quarta-feira (2) os cinco finalistas na categoria Relacionamento com o Fã. Os indicados foram selecionados pela Equipe da Máquina do Esporte e depois passarão a concorrer ao prêmio de case do ano por meio de voto popular e voto do júri técnico. Com mais de 20 cases inscritos na categoria, a disputa foi acirrada. Os cases foram escolhidos por atenderem diferentes critérios. Não foram levados em conta apenas o tamanho da ação, mas a originalidade da proposta, a solução de negócios e, no fim, o engajamento do público com ela.

Com o patrocínio da Casa de Apostas e o apoio da LiveSports, o Prêmio Máquina do Esporte, primeira premiação do gênero já feita na indústria esportiva brasileira, colocará em breve para votação os 35 cases finalistas. A cerimônia de divulgação dos vencedores acontecerá no dia 28 de junho, em evento que será transmitido pela LiveSports nos canais da Máquina do Esporte.

Confira a seguir quem são os finalistas na categoria Relacionamento com o Fã.

Magnus Futsal e a ‘contratação’ de Fred

O time de futsal de Sorocaba Magnus tinha a necessidade de se comunicar com o público jovem e aumentar a base de fãs do clube. Para conseguir fazer essa conexão com o torcedor, o clube juntou-se ao canal Desimpedidos e ao influenciador Fred para criar, em parceria com o Youtube Originals, um projeto em que o youtuber realizaria a pré-temporada inteira com a equipe de alto rendimento do Magnus Futsal e disputaria a Copa Internacional de Futsal, que foi criada exclusivamente para compor o conteúdo do projeto, com a realização de dois jogos entre Magnus Futsal e River Plate (ARG). A ação gerou um novo canal de comunicação entre o Magnus Futsal e o público jovem, apresentando o futsal para uma geração inteira de crianças e adolescentes sem vínculo com o esporte. Como resultado, aumentou os canais do Magnus Futsal no Instagram (113%), YouTube (705%) e Facebook (6,8%), aumentou em 15% a audiência dos jogos do Magnus na TV e ainda gerou 70% a mais de vendas da camisa oficial do time.

publicidade

King of Fans do NBB em parceria com a Budweiser

Durante a pandemia, as equipes de comunicação e marketing do NBB buscaram realizar ações que mantivessem a interação com os fãs do NBB, depois que o campeonato foi cancelado. Uma dessas ações, feita em parceria com a patrocinadora do torneio Budweiser, foi chamada de "King of Fans". A ideia foi brincar com o apelido da marca, conhecida como “King of Beers”, e criar um jogo interativo para os fãs do NBB. A ideia era encontrar o maior fã de NBB no país. Para isso, foi criado um game show interativo, no canal oficial do NBB no Facebook. Os fãs usaram a plataforma Turbo Trivia e participavam de um quiz pelo smartphone, em tempo real. O quizz acumulava a pontuação dos participantes e os ranqueava de acordo com a velocidade do envio das respostas certas.

Foram realizados cinco programas. Os quatro primeiros serviram para qualificar os quatro finalistas. Como uma das participantes era mulher, foi alinhado com a Budweiser que, caso ela vencesse o programa, mudaríamos o nome do troféu de King para Queen of Fans. A francana Amanda Cristina venceu a competição e tornou-se a Queen of Fans, a maior fã de NBB do Brasil. A ação teve mais de 70 mil visualizações no Facebook do NBB e a participação de mais de 230 fãs pelo Turbo Trivia. Amanda foi transformada também no rosto da campanha do NBB para a temporada 2020/2021.

Lançamento da Camisa do Corinthians em drive-thru na Neo Química Arena

O Corinthians quis aproveitar o mote do lançamento do novo uniforme do time para fazer o torcedor voltar à Neo Química Arena. Assim, criou um “drive-thru” para que o torcedor pudesse ir ao estádio retirar a camisa que comprou em pré-venda. O projeto foi inspirado no filme “De Volta Para O Futuro”. A ação #DeVoltaPara90 propôs uma viagem no tempo, dos dias de hoje até o início dos anos 90, período homenageado pela camisa I. O torcedor, num espaço totalmente controlado, passou por uma exposição com diversas peças do maquinário de manutenção do gramado, camisas das últimas três décadas, ônibus oficiais dos times masculino e femininos, troféus ganhos na história, faixas, sons da torcida, ambientação, calçada da fama, bandeiras, bandeirões e ainda faziam interação com mascote e ídolos. A camisa nova era retirada dentro do campo, em frente ao túnel de acesso ao vestiário. Os torcedores entravam em campo em seus carros para manter o distanciamento. A ação acabou sendo repetida mais uma vez e, além do banco Bmg, patrocinador da primeira iniciativa, Midea e Postos Ale juntaram-se a ela. Foram aproximadamente 1400 torcedores em 478 carros, mais de 600 itens doados, cobertura na TV Globo da ação e mais de R$ 250.000,00 em vendas de produtos na loja oficial dentro do estádio.

publicidade

Live do Mengão organizada pelo Flamengo

Num dos momentos de maior isolamento social das pessoas, ainda no começo da pandemia, o Flamengo decidiu criar um evento para se conectar com o torcedor. Foi a primeira “live” protagonizada pelos times de futebol. A Live do Mengão no Maracanã foi feita em parceria com a cervejaria Brahma e teve como objetivo realizar conversas entre atletas de diferentes modalidades, bate-papo sobre a estrutura atual do clube e histórias do clube acompanhadas de música tocadas por artistas flamenguistas. Com duração de quase 7h, a Live teve 1,1 milhão de visualizações no YouTube, levou 13 mil novos inscritos para o canal do Flamengo no YouTube e teve um alcance de 1,35 milhões de pessoas. A hashtag usada na campanha foi o segundo assunto mais comentado do Twitter no Brasil.

Ação do Palmeiras campeão da Libertadores da Brahma

A Brahma preparou uma ação para celebrar a conquista da Conmebol Libertadores pelo Palmeiras. Para construir uma história sem poder promover a aglomeração de torcedores, a empresa criou uma história para engajar os fãs, reforçando seu vínculo afetivo com o clube e o conceito “não é só futebol” criado pela empresa ao longo de 2020. Assim, a ideia foi usar os canais digitais do influenciador Fred e da Brahma para questionar o torcedor palmeirense. “O que você faria em nome das vitórias do seu time de coração?”. Para potencializar a ação, o ex-goleiro Marcos foi contratado para ser o embaixador da ação. Ele fez uma live pré-jogo contra o Santos convocando diversos palmeirenses ilustres da história do time, sendo o último deles o goleiro Weverton. Na conversa, Marcos prometeu que “desaposentaria” a camisa 12 que ele usava e a daria para o atual goleiro palmeirense, como parte do conceito da campanha de prometer uma loucura. Foram também selecionados 12 torcedores que prometeram fazer uma tatuagem caso o Palmeiras ganhasse o título, que foram levados até um estúdio para cumprir a promessa. Após a conquista, a marca fechou a ação com um filme, brindando às promessas cumpridas e a certeza de que quando o Palmeiras entra em campo, “não é só futebol”. A ação teve um alcance de cerca de 11 milhões de torcedores.

publicidade