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Prêmio Máquina do Esporte: Os finalistas em Ativação Digital

por Redação
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Adidas Tango League foi uma das ações digitais selecionadas para as finais
Divulgação
Adidas Tango League foi uma das ações digitais selecionadas para as finais
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O Prêmio Máquina do Esporte revela os cinco finalistas na categoria Ativação Digital. Os indicados foram selecionados pela Equipe da Máquina do Esporte e depois passarão a concorrer ao prêmio de case do ano por meio de voto popular e voto do júri técnico. Os cases foram escolhidos por atenderem diferentes critérios, como a originalidade da proposta, a solução de negócios e, ainda, o engajamento obtido com o projeto.

Com o patrocínio da Casa de Apostas e o apoio da LiveSports, o Prêmio Máquina do Esporte, primeira premiação do gênero já feita na indústria esportiva brasileira, colocará em breve para votação os 35 cases finalistas. A cerimônia de divulgação dos vencedores acontecerá no dia 28 de junho, em evento que será transmitido pela LiveSports nos canais da Máquina do Esporte.

Confira a seguir quem são os finalistas na categoria Ativação Digital.

Projeto Glória Eterna com o filme do Flamengo campeão da Libertadores

Com o futebol paralisado por conta da pandemia, a FC Diez Media, agência que detém os direitos comerciais da Conmebol Libertadores, precisava manter a conversa sobre a competição ativa, além de criar propriedades para exposição dos patrocinadores e novos conteúdos para os detentores de direitos de mídia. Foi dessa necessidade que surgiu a ideia do lançamento da websérie "A Glória Eterna", que retratava o caminho do Flamengo rumo ao bicampeonato da Libertadores, conquistado em 2019. A série teve grande audiência nos meios digitais e, ainda, foi exibida em dois canais concorrentes no Brasil: Sportv e Fox Sports, que durante três semanas exibiram os episódios da série. Além disso, Facebook Watch e BeIn Sports também exibiram a atração, que teve um alcance total de 67 países.

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Arquibancada virtual da Havaianas no Desafio Onda do Bem de Surfe

Em meio à pandemia, os fãs de surfe foram proibidos de participar do principal evento de esporte em 2020 no Brasil, o WSL Onda do Bem, evento festivo feito pela liga mundial numa praia do litoral paulista. Patrocinadora do evento, a Havaianas e a agência 213 Sports criaram a “Plateia Colorida”, uma arquibancada virtual com a presença de centenas de fãs de surfe e interações com influenciadores e atletas que estavam presentes no evento. O espaço virtual contou com a presença de 461 fãs que estiveram ao vivo durante o evento. O site para cadastro teve mais de 7 mil acessos, 789 mil impressões e 31 mil pessoas de alcance.

Reality Show Casa dos Campeões, da Max Titanium

O mercado de suplementação esportiva no Brasil sofre com a alta pulverização de players, com um varejo pouco consolidado e com uma gestão amadora das marcas, que concentram os esforços de vendas em patrocínios a eventos. Com a pandemia, a Max Titanium, da Supley, encontrou no seu canal de YouTube o caminho para promover o reposicionamento da marca e se aproximar do público final, mudando o patamar de relação entre marca e fãs e atraindo novos consumidores para o segmento. A empresa promoveu uma reformulação do time de atletas patrocinados, a criação de editorias exclusivas para conteúdo e relançou o projeto Casa dos Campeões, reality show dentro do maior centro de treinamento do fisiculturismo na América Latina. O canal da Max Titanium cresceu mais de 85%, atingindo mais de 950 mil assinantes, com mais de 52 milhões de visualizações em 2020, levando a marca à liderança no segmento de suplementação em pleno ano de pandemia.

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Ação #ContrataCeará para ativar a contratação de Felipe Vizeu no Ceará

O Ceará transformou uma crítica da torcida numa ação para despertar o sentimento de orgulho e pertencimento do torcedor ao clube fazer a contratação de um jogador. Nas redes sociais, a torcida estava pedindo com frequência a contratação de um atacante para o time, usando a expressão #ContrataCeará para protestar. Quando começaram a surgir informações na mídia tradicional de que o clube contrataria o atleta Felipe Vizeu, a comunicação do Ceará decidiu usar a seu favor a crítica dos torcedores. O clube simulou que havia tido um ataque hacker ao perfil da rede social de um fã que não aguentava mais pedir a contratação de jogadores e o Ceará nada fazer. Com isso, foi criada a situação para a viralização da contratação de Vizeu, que atuava no futebol da Europa. Usando a expressão #ContrataCeará, o nome do atleta e o do clube apareceram no Trending Topics do Brasil no Twitter por várias horas. Foram oito publicações com 785.204 impressões e um engajamento total de 188.708 pessoas. No Instagram, foram 1.173.443 pessoas alcançadas e um engajamento total de 240.206 fãs. No Facebook, foram três publicações com 174.426 pessoas alcançadas e um engajamento total de 10.643 pessoas. No TilTok, com apenas uma publicação foram 77.216 pessoas alcançadas e 7.038 engajadas.

Competição entre escolas da Adidas Tango

A Adidas realizava, anualmente, o evento Tango Mania, para ativar a marca em escolas pela cidade de São Paulo, levando uma competição lúdica para selecionar atletas para representar o colégio na Tango League, evento festivo anual da marca. Com a pandemia, a alternativa foi buscar o ambiente on-line para manter o projeto ativo. Os colégios de São Paulo foram divididos em quatro regiões, cada uma representando um modelo de chuteiras da Adidas. Além disso, cada região era “apadrinhada” por um dos apresentadores do canal de YouTube Desimpedidos, patrocinado pela marca. Durante uma aula on-line da escola, um dos influenciadores entrava no link de surpresa, interagia com os alunos e explicava quais missões aquela escola precisava fazer para passar para a próxima fase da Tango Mania. Os quatro colégios finalistas receberam a missão de gravar um vídeo que mostrasse em 45s todas as características das chuteiras da Adidas. Foram 40 escolas participantes e 24 mil alunos impactados, mais de 2 mil postagens no Instagram com a expressão #TangoMania, mais de 6,5 milhões de impressões da ação pelas redes sociais do canal Desimpedidos e mais de 190 mil visualizações da decisão do torneio.

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