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Prêmio Máquina do Esporte: Os finalistas em Ativação de Patrocínio

por Redação
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Casamento na Arena MRV está entre os finalistas do Prêmio Máquina do Esporte
Divulgação
Casamento na Arena MRV está entre os finalistas do Prêmio Máquina do Esporte
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O Prêmio Máquina do Esporte revela os cinco finalistas na categoria Ativação de Patrocínio. Os indicados foram selecionados pela Equipe da Máquina do Esporte e depois passarão a concorrer ao prêmio de case do ano por meio de voto popular e voto do júri técnico. Os cases foram escolhidos por atenderem diferentes critérios, como a originalidade da proposta, a solução de negócios e, ainda, o engajamento da ação.

Com o patrocínio da Casa de Apostas e o apoio da LiveSports, o Prêmio Máquina do Esporte, primeira premiação do gênero já feita na indústria esportiva brasileira, colocará em breve para votação os 35 cases finalistas. A cerimônia de divulgação dos vencedores acontecerá no dia 28 de junho, em evento que será transmitido pela LiveSports nos canais da Máquina do Esporte.

Confira a seguir quem são os finalistas na categoria Ativação de Patrocínio.

Buser ativa o Cruzeiro na contratação de Rafael Sobis

Nova patrocinadora do Cruzeiro, a Buser ainda não havia sido anunciada pelo clube, que tentava encontrar uma maneira inovadora de apresentar a parceria. Para a Buser, o desafio era gerar lembrança e reconhecimento de marca no mercado mineiro. A oportunidade para “estrear” a parceria surgiu com a contratação do atleta Rafael Sóbis. Multicampeão e identificado com o torcedor cruzeirense, Sóbis decidiu retornar ao Cruzeiro na Série B do Brasileirão. A chegada do atleta era um sopro de esperança ao torcedor. Os departamentos de marketing do Cruzeiro e da Buser se uniram e debateram a oportunidade de a empresa “apresentar” a contratação de Sóbis. O atleta sairia de São Paulo para Belo Horizonte dentro de um ônibus da empresa. Foi assim que surgiu a ação #SobisVemDeBuser. Além da ação midiática, foi disponibilizado um cupom exclusivo para a torcida. Quando o usuário usava a expressão #SobisVemDeBuser nas redes sociais, ganhava uma viagem gratuita pelo app. A ação que seria pontual virou uma campanha de conteúdo com mais de 20 posts diferentes que, juntos, alcançaram mais de 5 milhões de usuários em todas as redes, engajaram quase 300.000 desses usuários e geraram 25.500 cliques nos perfis da Buser e nos links de download do aplicativo. Tudo isso em apenas dois dias.

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Concurso para casamento na Arena MRV

Ainda em construção, a Arena MRV tem criado diversas ações para reforçar o conceito de espaço multiuso do futuro estádio do Atlético Mineiro. Para isso, o estádio já lançou o “Centro de Experiências”, espaço dedicado a ser o primeiro contato do torcedor com a futura “casa”. A ideia é que o centro seja uma amostra do que a Arena MRV poderá oferecer para patrocinadores, empresa, público e torcedores. Uma das primeiras campanhas criadas para isso foi a de proporcionar a um casal de atleticanos a experiência de se casar dentro do estádio. Para isso, foi lançada uma campanha em que torcedores se cadastravam no site "Casa comigo na Arena MRV" e pudessem ganhar a cerimônia exclusiva dentro do futuro estádio do Galo. Mais de 200 casais se inscreveram pelo site e passaram pelo crivo de uma comissão julgadora, formada por representantes da MRV, da Arena MRV e do Atlético. A cerimônia simbólica contou com roupas e assessórios para os noivos, buquê, decoração, a presença do ídolo atleticano Reinaldo como celebrante da união, o mascote Galo Doido como porta-alianças, um bolo com espumante e registro em fotos e vídeos. Por conta da pandemia, o casal teve o direito de levar apenas oito convidados para a ação, que ganhou bastante repercussão na mídia.

Aniversário de 125 anos do Flamengo

O Flamengo completou 125 anos em 2020 e decidiu usar a força do clube nas redes sociais para ativar o aniversário e, ainda, os patrocinadores do time. Em novembro, o departamento de marketing do clube desenvolveu o projeto “125 anos de Glórias”, que serviu como centro de diversas ações criadas para celebrar a data e ativar os parceiros comerciais. O projeto começou com a criação de uma marca própria do aniversário, além de lançamento do programa de relacionamento Flamenguista, a reformulação do programa de sócio-torcedor Nação e promoções de Black Friday nas lojas oficiais do clube. A série ainda foi complementada com o lançamento de cartões de crédito especiais do banco BRB, patrocinador máster do time, com o selo comemorativo da ação. Na véspera do aniversário do clube, uma live direto da sede de remo reuniu personalidades rubro-negras, o presidente Rodolfo Landim e teve uma apresentação especial do flamenguista Xande de Pilares, com show de 1h30 de duração. Nos dias subsequentes, diversos conteúdos e produtos foram lançados para o torcedor. A ação arrecadou R$ 500 mil para o clube e gerou a abertura de novas contas para o banco BRB.

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Betfair ativando a Libertadores com conteúdo no The Players' Tribune e 90Min

Patrocinadora da Conmebol Libertadores, a casa de apostas Betfair usou os veículos do Minute Media para ativar as semifinais e finais da competição, que envolveram times argentinos e brasileiros. A marca tinha como objetivo ser mais reconhecida junto ao público brasileiro e sul-americano, além de marcar a associação direta dela com a Libertadores. Para conseguir se aproximar do torcedor, a Minute Media propôs a criação de uma série exclusiva de conteúdo, batizada de Obsessão, formada por três episódios feitos dentro da essência editorial da The Players' Tribune, com uma forte identidade de marca e centrada nas três últimas edições da Conmebol Libertadores nos seus pontos máximos: as Finais de 2018, 2019 e 2020. A série relembrou as duas finais de 2018, entre os arquirrivais argentinos Boca Juniors e River Plate, que eram semifinalistas em 2020. O roteiro tentava reforçar o slogan da Betfair "Todo Resultado É Possível". Posteriormente, foi feito um episódio sobre a vitória do Flamengo sobre o River Plate em 2019, com relatos de Zico, Adriano, Júlio César e Nunes, ídolos do Rubro Negro. Por fim, foi contada a narrativa do sonho do Palmeiras de conquistar a América, numa produção que relembrou a conquista da Libertadores de 1999 e da de 2020 com heróis do passado (Marcos, Alex e Oséas) aos do presente (Breno Lopes e Gabriel Menino, entre outros). Em um espaço de 20 dias entre o lançamento do primeiro e o fim da ativação do segundo episódio, ambos realizados em janeiro de 2021, houve mais de 5,5 milhões de impressões nos ativos globais e locais distribuídos nas páginas da The Players' Tribune nas redes sociais e site próprio, com 1,8 milhões de visualizações. Os vídeos registraram 11 minutos assistidos em média para produções que tinham entre 15 e 18 minutos de duração.

Claro apresenta a tecnologia 5G e o Claro Gaming no Rio Open

Um dos poucos grandes eventos esportivos a contar com a presença de torcedores no Brasil em 2020, o Rio Open foi usado por seu principal patrocinador, a Claro, para apresentar ao público a nova tecnologia 5G, que ainda não foi lançada comercialmente no mercado brasileiro, e a plataforma para e-Sports Claro Gaming. Assim, a empresa criou uma experiência imersiva com óculos de realidade mista para demonstrar aos visitantes como funciona a velocidade da tecnologia 5G. No estande da marca no Rio Open era possível jogar uma partida de tênis de mesa com outro visitante. Ambos visualizam tanto o cenário virtual (mesa, raquete e a bola) como o real (estande e público ao redor) através dos óculos. A Claro convidou ainda jornalistas das editorias de tecnologia, telecom, economia e negócios para testar o potencial da rede 5G em primeira mão dentro do evento. No estande também havia o Espaço Claro Gaming, em que os clientes poderiam testar e conhecer os benefícios da plataforma exclusiva para gamers. Em parceria com o Snapchat, a marca criou uma lente exclusiva da operadora para o torneio. Para manter o relacionamento com os clientes, a Claro ainda ofereceu 35% de desconto na compra de ingressos e, no dia da grande final, distribuiu gratuitamente seis mil bonés para o público presente na quadra central Guga Kuerten.

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