Outros

Dia da Terra faz Asics acelerar corrida para zerar emissão de carbono

por Redação
A
A
Dia da Terra faz Asics acelerar corrida para zerar emissão de carbono
publicidade

A Asics aproveitou o Dia Mundial da Terra, celebrado nesta quinta-feira (22), para lançar duas linhas de produtos sustentáveis com itens voltados para os segmentos de running, tennis e sportstyle. Ao todo, serão sete modelos de tênis que estarão à venda no site oficial da marca japonesa.

Batizada de Earth Day Pack, a coleção é a mais ecológica apresentada pela fabricante até hoje, uma vez que foi criada a partir da abordagem de design circular, em que os tênis foram produzidos a partir de cinco toneladas de têxteis reciclados, o equivalente a 25 mil camisetas. No Brasil, o pack inclui produtos icônicos da marca, incluindo o Gel-Nimbus 23, o Gel-Resolution 8, o GT-1000 10, o Gel-Lyte III OG e o Glideride 2.

Vale ressaltar que a menor pegada de carbono da coleção não se deve apenas aos materiais de que os produtos são feitos. Segundo a Asics, o forro dos sapatos foi desenvolvido com uma técnica de tingimento por solução, que reduz as emissões de CO2 em cerca de 45% e diminui o uso de água em cerca de 33% em comparação com o tingimento convencional.

publicidade

"Desde nossa fundação em 1949, o objetivo da Asics tem sido ajudar as pessoas a alcançar uma mente sã em um corpo são. Mas, para isso, eles precisam que o Planeta Terra esteja são para podermos nos exercitar. É por isso que estamos empenhados em fazer a nossa parte na construção de uma economia circular que ajude a reduzir as emissões de CO2 e manter o aumento do aquecimento global em menos de 1,5ºC. Diz-se que apenas 1% dos resíduos têxteis do mundo são reciclados, enquanto mais de 70% das roupas vão para aterros ou incineradores. Ao continuar a inovar o processo de fabricação em todas as nossas categorias de produtos, podemos ajudar a construir uma economia circular, mitigar o impacto das mudanças climáticas e fazer nossa parte na criação de um amanhã mais brilhante", declarou Yasuhito Hirota, presidente e COO da Asics.

Com o lançamento do Earth Day Pack, a marca japonesa também dá mais um passo na meta de reduzir as emissões de gás carbônico em todas as suas operações diretas até 2030. A ideia é baixar de 63% para 38%.

Além disso, a Asics quer atingir emissões líquidas zero até 2050. Para isso, pretende usar 100% de eletricidade renovável em todas as suas instalações de negócios até 2030, assim como usar 100% de poliéster reciclado em todos os sapatos e roupas até 2030. Por último, a marca desenvolverá um calçado de carbono negativo que gere menos de zero emissões de CO2ao longo do ciclo de vida do produto.

publicidade