Outros

Asics foca performance e lança tênis com placa de carbono Metaspeed

por Redação
A
A

A Asics cumpriu, nesta terça-feira (30), a “promessa” feita na semana passada e lançou aquele que a fabricante japonesa considera o tênis de corrida mais avançado de sua história. Inédito no setor de running, o Metaspeed terá dois modelos, batizados de Sky e Edge. Ambos foram apresentados virtualmente no Innovation Summit 2021, evento da marca que mostra as novidades para o ano e que, pela segunda vez, foi realizado inteiramente de forma on-line por conta da pandemia do coronavírus.

No evento, os convidados participaram de uma experiência personalizada em que viajaram por meio de realidade virtual interativa pelo passado, presente e futuro da história da Asics e o compromisso da marca com o design centrado no ser humano. A experiência culminou na revelação dos dois modelos Metaspeed.

publicidade
Metaspeed, mais novo modelo da Asics (Foto: Divulgação)
Metaspeed, mais novo modelo da Asics (Foto: Divulgação)
publicidade

De acordo com a fabricante, os tênis foram desenvolvidos cientificamente para tipos distintos de estilos de corrida. Os novos modelos têm como objetivo ajudar os atletas de elite a alcançarem o máximo desempenho fazendo com que eles não precisem mais adequar o próprio estilo de corrida ao calçado que usam. Em vez disso, a ideia da Asics é oferecer um tênis de alto desempenho que potencializa a forma como cada um corre.

A história do design por trás dos dois novos produtos é baseada em uma visão de cientistas do Instituto de Ciências do Esporte da Asics (ISS, na sigla em inglês). Eles reconheceram que o tipo de calçado que impulsiona os mais rápidos do mundo estava favorecendo apenas um tipo de corredor, os corredores Stride, aqueles com uma marcha maior e longos períodos no ar que aumentam sua velocidade ao estender o comprimento da passada.

A pesquisa da Asics, no entanto, mostrou que esses tênis não oferecem suporte total a atletas de elite que preferem o segundo estilo de corrida principal, os corredores Cadência, que apresentam passos menores feitos ao pairar no solo com movimento mínimo para cima e para baixo. Esses corredores aumentam sua velocidade ao estender o comprimento da passada e aumentar o número de passos que dão por minuto.

Os cientistas esportivos da ISS conseguiram medir que os atletas têm um desempenho melhor ao correr com tênis otimizados para seu estilo de corrida. Dessa forma, foi criado o Metaspeed Sky para corredores Stride e o Metaspeed Edge para corredores Cadência. Segundo a marca, ambos foram especialmente otimizados e comprovados para melhorar o desempenho do corredor para cada um dos dois principais estilos de corrida.

"A jornada do Metaspeed começou com a simples percepção de que os atletas correm mais rápido com calçados feitos sob medida para eles. A partir daí, tivemos que trabalhar. Após um longo e meticuloso processo de pesquisa e desenvolvimento, surgiram o Metaspeed Sky e o Metaspeed Edge. Customizados para os dois estilos de corrida mais comuns em corredores de elite, ambos são o auge da inovação em corrida. Nossos testes iniciais já estão mostrando que eles têm um impacto nos tempos dos corredores de elite com os quais temos trabalhado. É por isso que estamos tão entusiasmados em apresentá-los ao mundo", afirmou Kenichi Harano, diretor executivo e gerente geral sênior do ISS.

"Na Asics, somos movidos por nosso princípio básico: queremos ajudar todas e todos a alcançar uma mente sã em um corpo são por meio do esporte. No cerne desta filosofia está uma crença inabalável no poder do design centrado no ser humano para criar produtos que proporcionam o equilíbrio perfeito entre desempenho máximo e proteção para todo tipo de atleta. O Innovation Summit e o lançamento do Metaspeed deste ano representam um símbolo do nosso compromisso contínuo em ajudar os atletas de elite a atingirem seu máximo potencial, enquanto consolidamos o status da Asics como pioneira em inovação no setor de corrida", acrescentou Yasuhito Hirota, presidente e diretor de operações da Asics.

O Metaspeed Sky estará disponível globalmente por meio do site e lojas da Asics nesta quarta-feira (31) e nas lojas especializadas a partir de 12 de abril. Já o Metaspeed Edge chegará ao mercado apenas a partir de 13 de setembro. Os dois modelos, que são predominantemente da cor laranja com detalhes em preto e branco, serão comercializados por R$ 1.799,99.

publicidade