Opinião

Opinião: Com nova plataforma, Flamengo mostra que priorizará digital em 2021

por André Stepan
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A audiência do Flamengo nas redes sociais é gigantesca e só comparável aos clubes de futebol gigantes da Europa ou a franquias mundialmente populares das principais ligas norte-americanas. Com mais de 37 milhões de fãs em cinco canais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e TikTok), tem índices mundiais que impressionam: é o sexto em engajamento geral, e com a FLATV teve o segundo maior engajamento em 2020 no YouTube – é o terceiro canal em número de inscritos, atrás apenas de Barcelona e Real Madrid. Agora o time se prepara para alçar novos voos no digital em 2021 e consolidar a área como uma importante fonte de relacionamento direto com o torcedor e, obviamente, de receita.

Segundo Gustavo Oliveira, VP de Marketing do Flamengo, a área de conteúdo digital do Flamengo já é bastante superavitária. O cenário economicamente positivo se consolidou ao longo de 2020, quando o clube realizou alguns projetos especiais na área. Entre eles, estão: Live do Maracanã, com apresentação de Glenda Kozlowski e participação de artistas como Xande de Pilares e Mumuzinho; Ativação “The Boys”, na Amazon Prime Video (Live react); e o Projeto 125 anos de glória, que teve 45 dias de entrega nas redes sociais e contou com patrocínio de BRB, Sportsbet.io, Brahma e TIM. Agora o rubro-negro quer mais.

Ao longo do ano, o Flamengo seguirá o bom exemplo do Bahia (Sócio Digital) e lançará uma plataforma própria que poderá ser acessada por desktop e aplicativo para oferecer um conteúdo premium e exclusivo a assinantes. Além de uma nova fonte de receita, a plataforma, que terá o seu nome divulgado em breve, possibilitará ao clube o desenvolvimento de uma grande – e rica – base de dados.

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Eventos ao vivo foram uma das apostas do Flamengo para as redes sociais em 2020 (Foto: Reprodução)
Eventos ao vivo foram uma das apostas do Flamengo para as redes sociais em 2020 (Foto: Reprodução)
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A programação da plataforma própria e das redes sociais deve apresentar novidades em 2021. Além de toda a geração de conteúdo noticioso que já é feito pelo Flamengo, como eventos ao vivo, coletivas, treinos e cobertura de todas as categorias de futebol e outras modalidades (que chegam ao número mínimo de 100 vídeos por mês), o clube vai apresentar mais opções de entretenimento, humorísticos, programas de saúde e infantil, entre outros. O objetivo é atingir vários tipos de público, e não apenas os heavy users, para aproximar o clube de um número ainda maior de torcedores e também atrair parceiros comerciais que não tenham necessariamente interesse em investir a produtos ligados ao mundo da bola.

Para chegar ao mercado de forma mais madura na área de digital, o Flamengo tem reforçado o seu departamento de marketing. Em setembro de 2020, por exemplo, o clube contratou Rafael Ganem, ex-especialista de marketing esportivo da Rede Globo, como novo gerente de marketing e patrocínio.

“O marketing do clube passou por uma reestruturação recente e a recomposição das equipes já está sendo feita através de uma nova ótica, onde buscamos pessoas capacitadas em marketing esportivo, mas com extremo conhecimento do mundo digital”, disse Gustavo Oliveira, VP de comunicação e marketing do Flamengo. “O movimento de trazer o Rafael ilustra a nossa mentalidade atual que é a de enxergar o conteúdo como uma grande fonte de receita. Ele vem com esse know-how e nos provoca diariamente com o tema. Primeiro nos posicionamos, crescemos a base de fãs e agora chegou a hora de colher os frutos”, finalizou.

Já adaptado ao clube, Rafael Ganem diz qual será a maior cartada comercial do Flamengo na área de conteúdo digital neste ano: “Em 2021, continuaremos firmes na missão de vendermos conteúdo customizados, ativações, planos de mídia que envolvam posts, mas o grande projeto será a venda do Pacote Futebol da FLATV, que saiu do forno agora para os nossos atuais parceiros, onde entregaremos Branded Content, QR Code, Thumb, Foguetes, Cartela, Cenografia e mais algumas outras opções gráficas ao longo da nossa programação de futebol. Esse pacote nos posiciona definitivamente como uma plataforma de mídia, que gera conteúdo diário e potencializa ainda mais o engajamento da torcida rubro-negra.”

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