Futebol

Serie A considera incluir patrocínio no VAR

por Redação
A
A
A hipótese de ter esse tipo de patrocínio foi levantada pela liga italiana e será colocada em venda ao mercado.
Crédito: Reprodução
A hipótese de ter esse tipo de patrocínio foi levantada pela liga italiana e será colocada em venda ao mercado.
publicidade

A nova fase da reestruturação da Serie A da Itália incluirá a criação de uma série de novas categorias de patrocínio. Uma delas seria patrocinar o VAR e a tecnologia na linha de gol.

A hipótese de ter esse tipo de patrocínio foi levantada pela liga italiana e será colocada em venda ao mercado. O patrocínio ao VAR e à tecnologia de linha de gol é um tema controverso dentro da própria Fifa.

publicidade

Quando lançou o VAR, na Copa do Mundo de 2018, a entidade máxima do futebol recomendou às confederações que inibissem a comercialização de cotas de patrocínio para o sistema. Segundo a Fifa, um patrocínio poderia levantar suspeitas quanto ao uso comercial da tecnologia durante uma partida.

O Brasil foi um dos primeiros países a já vender patrocínio para o VAR. Desde 2018, quando começou a implantar a tecnologia em seus torneios, a CBF vê no aporte de um parceiro comercial a oportunidade de levantar dinheiro para custear a implementação do sistema.

publicidade

Além do projeto de patrocínio, a liga italiana também está em processo de formar sua própria empresa para administrar seus interesses comerciais. A Serie A e seus clubes aceitaram recentemente uma oferta de € 1,7 bilhão de um conglomerado de empresas de capital privado, incluindo a CVC Capital Partners, para uma participação de 10% nessa nova entidade.

A esperança é que os novos patrocínios possam acelerar as tentativas da liga de desbloquear mais de seu potencial comercial e alcançar seu objetivo de se tornar, como diz o diretor comercial e de marketing da entidade, Michele Ciccarese, "a mais bela liga do mundo".

publicidade

Universidade Católica de Santa Catarina lança curso de marketing no futebol