Futebol

Sem liminar, Athletico exibe jogo no Twitch

por Redação
A
A

O Athletico Paranaense lançou uma novidade no mercado de transmissões esportivas no Brasil. O clube exibiu a vitória por 3 a 0 sobre o Vasco, pelo Brasileirão, por meio da plataforma de streaming Twitch, da Amazon. A partida foi exibida pela plataforma Furacão Live e também pelas contas de dois torcedores, um vascaíno e um atleticano, que são influenciadores na rede social.

“Será a primeira vez na história que uma partida do Campeonato Brasileiro será transmitida dentro da referida plataforma. Os torcedores poderão acompanhar à transmissão com narração e comentários de outros torcedores atleticanos”, informou o clube em nota, antes da realização do jogo no último domingo (27).

publicidade

Para acompanhar a partida no Twitch, assim como acontece no Furacão Live, o torcedor teve que pagar uma taxa de R$ 22,99. A exceção foi para os assinantes do Amazon Prime, que têm o benefício da inscrição gratuita mensal da Twitch Prime.

A transmissão do Athletico contou com a participação direta de um dos parceiros comerciais do clube. A Brahma personalizou a cabine de pré-jogo e promoveu a bebida “duplo malte” ao longo da transmissão, que também foi para o Twitch.

publicidade

A estratégia deve ser uma amostra dos planos da empresa para os próximos anos, com presença mais forte em ativações com os clubes patrocinados. Após duas décadas, a Brahma deixará o pacote de futebol da Globo em 2021 e deverá compensar o investimento com mais ativações entre as equipes parceiras.

A transmissão pelo seu próprio sistema de pay per view e, agora, com o Twitch, só foi possível porque o Tribunal de Justiça do Paraná derrubou a liminar da Globo, que impedia a transmissão própria do Athletico.


Com base na MP 984, a “MP do Mandante”, o clube paranaense havia cedido os direitos de transmissão por streaming à empresa Livemode, que chegou a unir diversos clubes em campanha pela transformação da medida em lei. Como a medida caducou, a Globo alega que o Athletico não teria mais esse direito. A emissora chegou a conseguir a liminar na Justiça, mas ela foi derrubada há duas semanas.



Nas redes sociais e em nota no site da equipe, o Athletico exaltou a nova forma de transmissão. “Esse é mais um importante passo do Athletico Paranaense, antecipando movimentos que, invariavelmente, acontecerão num futuro não tão distante. Sempre fomos inovadores, rebeldes, entusiastas e ambiciosos. E dessa vez não será diferente”, afirmou o clube, que foi um dos maiores entusiastas da MP 984.

publicidade
A vitória do Athletico foi transmitida pelo Twitch, da Amazon
Crédito: Reprodução
A vitória do Athletico foi transmitida pelo Twitch, da Amazon
publicidade