Futebol

SBT encerra Libertadores com menos da metade da audiência da Globo

por Redação
A
A

A Libertadores de 2020 foi encerrada no último sábado (30), com o clássico paulista entre Palmeiras e Santos. O título palmeirense fez o SBT ter pico de mais de 30 pontos e deixar a Globo para trás. Mas, no contexto geral, a mudança de emissora fez a audiência do torneio cair para menos da metade.

A considerar o mercado de São Paulo, que teve os dois times finalistas da competição, a média da Libertadores caiu de 26 pontos da Globo para 12 pontos do SBT.

O levantamento considera apenas a edição de 2020. Ou seja, a Globo teve os jogos iniciais, enquanto o SBT exibiu toda a fase eliminatória que, teoricamente, chama mais a audiência.

No Rio de Janeiro, a queda na audiência foi ainda maior. O Flamengo, que chama maior público, foi eliminado nas oitavas de final. Com jogos de times de fora da cidade, a audiência caiu de 36 pontos de média na Globo para 11 pontos de média.

publicidade
Título do Palmeiras fez SBT ter 25 pontos de média em um sábado (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Título do Palmeiras fez SBT ter 25 pontos de média em um sábado (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
publicidade

A diferença na entrega entre Globo e SBT já havia sido explicitada na final do torneio. Mesmo com um clássico paulista na decisão, o SBT marcou 25 pontos de média. Foi a maior audiência da emissora desde 2004, mas foi pouco para se aproximar dos números apresentados pela rival. Em 2019, para São Paulo, a Globo marcou 33 pontos de média na decisão entre Flamengo e River Plate.

Em entrevista ao site do “Meio & Mensagem”, o diretor de negócios e marketing do SBT, Fred Müller, afirmou que a emissora tem planos para ampliar o alcance e a divulgação no próximo ano; 2020 foi o primeiro da Libertadores do canal. Quanto à audiência, o executivo lembrou de outras plataformas.

“Tratamos a audiência como resultados de vários fatores. Hoje competimos pelo tempo e atenção das pessoas, e isso mudou drasticamente nos últimos anos e com o surgimento de novos players que vão além da TV linear. Alcançamos números muito expressivos, com recordes de audiência. E vale reforçar que os números precisam ser extrapolados, por conta da exibição dos jogos em outras telas, no SBT Vídeos e no SBT.com.br, com transmissão simulcast”, afirmou.

publicidade