Futebol

São Paulo terá arena exclusiva para futebol feminino

por Redação
A
A

Um espaço reservado só para mulheres treinarem futebol, futevôlei e outros esportes de areia será inaugurado até março de 2021, dando um novo passo rumo ao desenvolvimento da prática de atividade física pelas mulheres. 


Batizado de Nossa Arena, o espaço terá quadras de futebol society e de areia. No local, só jogarão mulheres. Por trás do projeto estão, entre outros, Júlia Vergueiro, presidente do Pelado Real, maior escola privada de futebol para mulheres do país, e sua sócia Fernanda Luiz, além de um terceiro investidor para o projeto.


"Na Nossa Arena, a prática será estimulada para o futebol feminino. Para ser um espaço seguro fisicamente, psicologicamente e emocionalmente para que essas meninas consigam praticar futebol", diz Júlia no podcast Maquinistas desta semana.

publicidade

A criação do espaço aproveita a onda crescente de interesse na prática do futebol feminino. De acordo com Júlia, desde as Copas do Mundo masculina de 2014 e 2018 e da feminina de 2019 que as aulas no Pelado Real estão mais requisitadas.


"A gente sempre tem pico em meses de Copa, mas o que teve de diferente por ter sido uma Copa feminina e ter tido toda a visibilidade que teve no Brasil como nunca foi de novo essa questão cultural. Eu sempre falo que 2019 foi o ano que a gente começou ter orgulho de falar que eu conheço alguém que joga futebol. A gente não é mais coitadinha. A mídia fala da gente não como história de superação, mas como performance, falando de tática, mostrando jogadas, gols...".


Agora, o objetivo é criar um ambiente mais propício para que as atletas se sintam à vontade para praticar o esporte sem julgamento de homens que habitualmente frequentam os campos de futebol society. Até mesmo a infraestrutura de vestiário será pensada para as necessidades específicas das mulheres no dia a dia.


"Quase sempre a gente joga tendo de ouvir comentários preconceituosos. E isso é uma pressão a mais, principalmente para uma garota que está fazendo um treino. Outra coisa que sempre é uma dificuldade que enfrentamos é ter de pedir para que os campos tivessem vestiário adequado, papel higiênico no banheiro...".

publicidade

Uma das pioneiras no ensino de futebol feminino há dez anos, Júlia crê num ambiente mais propício para o crescimento do esporte. Para ela, a mudança de horizonte trazida pela cobertura da mídia deve aproximar ainda mais as pessoas do esporte.


Ouça aqui o papo com Júlia Vergueiro.

publicidade
A Nossa Arena terá quadras de futebol society e de areia.
(Foto: Divulgação)
A Nossa Arena terá quadras de futebol society e de areia.
publicidade