Futebol

São Paulo ganha impulso nas redes sociais após título paulista

por Redação
A
A
Flamengo, São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Grêmio formaram Top 5 do ranking digital relativo a maio
Divulgação: Ibope/Repucom
Flamengo, São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Grêmio formaram Top 5 do ranking digital relativo a maio
publicidade

O Ibope Repucom revelou, nesta quarta-feira (9), a edição de junho (relativa ao mês de maio) do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros. Novamente com o Flamengo (que sagrou-se campeão carioca no período) na liderança, a lista ainda tem como grande destaque o São Paulo, que teve o segundo maior crescimento de sua história em número de seguidores na soma das principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok) após o título paulista que não vinha há 16 anos.

De acordo com o ranking, o clube do Morumbi figurou na segunda posição no crescimento mensal ao somar 344 mil novas inscrições e ultrapassar a marca de 17 milhões de inscrições no combinado de suas redes. O resultado de maio foi o segundo maior de toda a série histórica (desde julho de 2016) do clube, muito próximo de agosto de 2019, mês da apresentação de Daniel Alves, que rendeu 349 mil novos inscritos. O principal destaque foi o YouTube, com 50% de participação, seguido de TikTok e Instagram com 15% cada um.

Acima do São Paulo no ranking relativo a maio ficou apenas o Flamengo, que obteve 510 mil novas inscrições em seus canais oficiais. Com o resultado, o clube rubro-negro atingiu os 40 milhões de inscritos no combinado de todos os seus perfis sociais, feito inédito para clubes de futebol da América do Sul.

Em terceiro lugar na lista ficou o Corinthians. Mesmo passando por uma má fase dentro de campo, o clube de Parque São Jorge somou mais de 270 mil novas inscrições no combinado de suas contas. O desempenho corintiano foi expressivo especialmente no TikTok e no Instagram, ambos com participação de 37%.

Em seguida, para fechar o Top 5 do mês, ficaram Palmeiras e Grêmio. O clube alviverde teve como principal destaque o TikTok, no qual chegou a 1 milhão de inscritos. Já o tricolor gaúcho, campeão estadual em cima do rival Internacional, cresceu especialmente no Instagram, com números que beiraram os 50% de participação.

O Ibope Repucom ainda fez questão de enfatizar outro clube que vem melhorando sua base de seguidores nas redes sociais. Caçula da Série A, o Cuiabá saltou três posições ao registrar crescimento de mais de 9% no último mês, a maior variação de crescimento entre todos os clubes analisados, alcançando, assim a 43ª colocação no ranking geral.

publicidade