Futebol

Líder do Francês e endividado, Lille é vendido

por Redação
A
A

Líder do Campeonato Francês ao lado do Lyon, o Lille anunciou sua venda para o Callisto Sporting, que faz parte do fundo de investimentos de Luxemburgo Merlyn Partners.

O acordo desafogará o clube financeiramente. O Lille ainda deve cerca de US$ 150 milhões do empréstimo com os bancos JP Morgan e Elliott Management que foi tomado em 2017 pelo investidor Gerard Lopez para a compra do clube.

publicidade

Oliver Letang, ex-diretor do PSG e ex-presidente do Rennes, já foi anunciado como novo CEO do Lille. Em comunicado, os investidores dizem que vão reduzir significativamente as dívidas do clube e vão injetar capital para dar mais competitividade ao time.

"Acreditamos fortemente no potencial do clube e vamos trabalhar para concretizar todo o potencial do Lille. Pretendemos dar a Olivier Letang e sua equipe os meios necessários para ter sucesso em suas novas funções", afirmou o fundo Merlyn Partners no comunicado anunciando a compra.

A notícia da aquisição do Lille surge em meio a uma considerável incerteza para os clubes de futebol da França após o colapso do contrato de direitos de TV de quatro anos da Mediapro com a Ligue de Football Professionnel (LFP), que valia mais de € 3 bilhões. Foi essa incerteza, aliás, que foi usada por Lopez para justificar a venda do clube.

publicidade

"Dadas as recentes dificuldades na primeira divisão francesa e especialmente a incerteza em torno dos direitos de TV para a liga francesa, é importante para o Lille ter um dono de referência, conhecido por ser financeiramente sólido, como Merlyn", disse Lopez em um comunicado publicado no site do Lille.

publicidade
o Lille anunciou sua venda para o Callisto Sporting, que faz parte do fundo de investimentos de Luxemburgo Merlyn Partners.
Credito: Reprodução / Redes Sociais
o Lille anunciou sua venda para o Callisto Sporting, que faz parte do fundo de investimentos de Luxemburgo Merlyn Partners.
publicidade