Futebol

Libertadores ajuda SBT em fase de grupos, mas perde audiência geral

por Erich Beting
A
A
Estreia do São Paulo na fase de grupos da Libertadores foi transmitida pelo SBT para a capital paulista
Divulgação
Estreia do São Paulo na fase de grupos da Libertadores foi transmitida pelo SBT para a capital paulista
publicidade

O início da fase de grupos da Conmebol Libertadores manteve o histórico do SBT ao longo da temporada de 2020, a primeira que passou a ter transmissão da emissora. Os jogos de Flamengo contra o Vélez e São Paulo contra o Sporting Cristal, que foram exibidos pelo canal para Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente, foram excelentes para o SBT, mas não tão bons para a competição.

Com a estreia do Flamengo no torneio, o SBT marcou 16 pontos de audiência no Rio de Janeiro na terça-feira. Já em São Paulo, o duelo do Tricolor paulista contra o Sporting Cristal marcou 8 pontos na medição feita pelo Ibope. Os dois desempenhos renderam à emissora a vice-liderança no horário das 21h30 até cerca de 23h30, período em que os jogos aconteceram.

LEIA MAIS: SBT terá transmissão da Europa League

Os números, porém, representaram uma queda de audiência da Libertadores em estreia de fase de grupos. Em 2020, ainda na Globo, a estreia do Flamengo, então campeão do torneio, rendeu no Rio de Janeiro 36 pontos no Ibope, 125% a mais do que foi alcançado pelo SBT na terça-feira. O São Paulo não disputou a Libertadores no ano passado, mas a pior estreia do clube numa fase de grupos na TV aberta havia registrado 22 pontos em duas ocasiões, ambas em jogos exibidos pela Globo.

publicidade

Curiosamente, a estreia do Flamengo na competição continental também ajudou a concorrente do SBT no Rio de Janeiro. No dia seguinte, o canal promoveu a cobertura completa da partida no programa Globo Esporte, que registrou a sua melhor quarta-feira no ano de 2021, com 21 pontos de audiência e 39% de participação entre os televisores ligados.

Apesar dos números ainda inferiores aos da Globo, o SBT tem conseguido, cada vez mais, se consolidar na vice-liderança de audiência durante a transmissão da Libertadores. A emissora de Silvio Santos ainda tem um ano de contrato com a FC Diez Media e a Conmebol para exibir a Libertadores. A empresa também deve ganhar mais audiência no segundo semestre, com o afunilamento da competição e a entrada de mais transmissão de futebol na grade da emissora, com jogos da Champions League e da Europa League, ambas no horário da tarde das terças, quartas e quintas-feiras.

publicidade