Futebol

Final consolida 'ano de ouro' da Copa do Nordeste

por Redação
A
A

Transmissões, patrocinadores, ativações e alta audiência. Mesmo durante a pandemia do Covid-19 e com os estádios vazios, a organização da Copa do Nordeste teve muito o que celebrar em 2021. A final do torneio, realizada no último sábado (8), foi uma boa demonstração do quanto a disputa tem se popularizado nas últimas temporadas.

O título do Bahia sobre o Ceará, conquistado nos pênaltis, teve altas audiências no Nordeste. O SBT, que exibiu a partida em rede aberta para a região, conseguiu mais de 30 pontos de média em Salvador e mais de 40 em Fortaleza, segundo os dados preliminares do Ibope. Em ambos os casos, a transmissão do torneio liderou o horário da televisão com muita folga.

Na televisão fechada, o responsável por exibir o jogo foi a Fox Sports. E, com a exibição nacional do torneio, a emissora conseguiu a maior audiência entre os canais pagos na mesma faixa de horário.

Entre as exibições do jogo, também foi possível ver o esforço da LiveMode, organizadora do torneio, em levar ao mercado soluções de ativações à competição. No sábado, o jogo decisivo teve transmissão pelos canais da Nivea, um dos patrocinadores do evento. A marca, que também fez ações em campo, pôde mostrar a decisão em sua própria conta no Youtube.

publicidade
Bahia celebra título conquistado sobre o Ceará (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Bahia celebra título conquistado sobre o Ceará (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
publicidade

Outra marca que ativou a decisão e também teve destaque ao longo do torneio foi o Tiktok. A rede social apresentou no fim de semana o Prêmio Lampião de Ouro, que festeja itens como `celebração porreta` dos jogadores. Antes da partida, a empresa se juntou à Brahma para exibir um show ao vivo do grupo Barões da Pisadinha.

Ao longo do torneio, o Tiktok aproveitou a parceria com a Copa do Nordeste para a estreia em uma transmissão de evento esportivo. Pela primeira vez, a companhia exibiu uma partida de futebol ao vivo.

Outra ferramenta de transmissão usada para ativar patrocinadores foi a plataforma de streaming da competição, que contou com a parceria de um site de apostas. O NordesteFC Sportingbet contou com um sistema de assinaturas e teve como principal diferencial a possibilidade de realizar apostas ao vivo durante os jogos.

No meio do torneio, a organização do torneio resolveu também em investir em novos meios de acompanhar às partidas. A plataforma ganhou então a possibilidade de os assinantes assistirem aos gols e aos melhores momentos enquanto a partida era realizada, como forma de personalizar o modo de acompanhar os eventos.

O ponto negativo do torneio foi o modo como o duelo entre Bahia e Ceará foi encerrado. Após a partida, houve uma confusão generalizada entre os jogadores, e os atletas do time de Fortaleza se recusaram a receber a medalha de vice-campeão. Uma imagem que não deve arranhar o 'ano de ouro' para os organizadores da Copa do Nordeste.

publicidade