Futebol

Exclusivo: como vai funcionar a plataforma Grêmio Play

por Erich Beting
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O Grêmio acaba de lançar o Grêmio Play, serviço de streaming do clube gaúcho. Com um catálogo que transcende o conteúdo sobre futebol, o Grêmio inova ao criar um produto que agrega filmes, shows e séries para o consumidor. O diretor de marketing gremista, Beto Carvalho, explicou à Máquina do Esporte como vai funcionar a plataforma e de que maneira o clube conseguiu colocar o projeto em pé.

“A ideia da plataforma já tem mais de dois anos, mas a concepção dela durou um ano, que foi um tempo para buscar parceiros para isso, empresas para fazer os contratos com empresas de mídia. Nosso core é outro, então precisávamos buscar alguém que soubesse fazer isso”, disse o executivo.

O clube assinou contrato com a Container Media, empresa especializada em plataformas de OTT. De acordo com Carvalho, a Grêmio Play consegue se diferenciar do mercado esportivo por trazer não apenas produtos feitos pela equipe de comunicação do clube, mas por ter um catálogo de 5 mil títulos de filmes, séries e shows, além de 600 filmes para aluguel sob demanda. E, no de entretenimento, o diferencial é o conteúdo exclusivo do clube.

“A gente está dando um passo diferente, unindo o futebol com o entretenimento, sendo uma plataforma que une todo o conteúdo do clube e um catálogo extenso de filmes, séries e shows. É um canal único para fazer com que nosso fã tenha acesso às coisas não só do Grêmio, mas também ao entretenimento. É um produto que pode ser para a família tanto quanto é para o torcedor”, afirmou.

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Grêmio Play usa, como mote, o fato de que o conteúdo é para toda a família
Divulgação
Grêmio Play usa, como mote, o fato de que o conteúdo é para toda a família
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A Grêmio Play terá quatro planos de assinatura. O gratuito coloca à disposição do assinante todo o conteúdo que é produzido pelo Grêmio no site e nas redes sociais. Além disso, haverá a integração com a loja oficial do clube, que poderá vender diretamente do streaming.

O pacote mais básico, restrito a sócios e sócios-torcedores do clube, terá todo o conteúdo gratuito e o acesso à Grêmio TV, um canal com 24h de conteúdo, que trará não apenas os bastidores e dia a dia do clube, mas filmes, programas de moda e culinária, como um canal linear. O custo é de R$ 6,90 por mês.

O terceiro plano de assinatura, também restrito ao sócio, é de acesso total à plataforma, com o catálogo de vídeos sob demanda. O associado paga R$ 15,90 por mês para ter esse conteúdo. O último plano, para não-sócios, também dá acesso a todo o conteúdo da Grêmio Play ao custo de R$ 19,90 mensais.

“Começamos agora pelo computador e em 90 dias devemos estar também nas SmartTVs. Nós estabelecemos uma linha de audiência para 5 anos. A nossa referência é em cima da quantidade de assinantes de OTT do Brasil. Temos hoje entre 20 e 25 milhões de usuários únicos de OTT no país. A torcida do Grêmio corresponde a cerca de 4% disso. O universo de assinantes está em cima dessa base”, completou Carvalho.

Para aumentar a base de assinantes, o clube fez uma campanha que chama a Grêmio Play de “Plataforma da Família Tricolor". Para o executivo, a partir disso o time tentará captar mais assinantes além do torcedor fanático.

“A captação depende de percepção do valor, do conteúdo do clube que vamos gerar, que é um diferencial dentro das plataformas de streaming”.

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