Futebol

Em reta final, Campeonato Carioca mira TikTok e exterior

por Erich Beting
A
A

O Campeonato Carioca definiu, no final de semana, os quatro semifinalistas da competição. A rodada que consagrou o Flamengo campeão da Taça Guanabara e definiu que o Rubro Negro terá as companhias de Volta Redonda, Fluminense e Portuguesa na fase derradeira, marcou uma série de novidades para a competição estadual em relação aos direitos de transmissão.

O jogo do Fluminense com o Madureira foi o primeiro do Estadual a ter transmissão ao vivo pelo TikTok. A rede social, que já tinha transmitido recentemente um jogo da Copa do Nordeste, pela primeira vez mostrou uma partida do Carioca. O acordo foi costurado pela agência Sportsview, gestora dos direitos de transmissão do campeonato, e teve a intermediação da Mowa Sports. A transmissão foi usada para reforçar o perfil do próprio Campeonato Carioca dentro da plataforma e também para reforçar o caráter de multimídia que o torneio tenta abraçar.

“O acordo com o TikTok é uma grande conquista para o Cariocão. Desde o início identificamos a necessidade de reaproximação [do torneio] com o público jovem, uma importante parcela de consumidores que o futebol está perdendo para outras formas de entretenimento. Assim, desenvolvemos uma série de ações para conectar o Cariocão com esse jovem, e a parceria com o TikTok será fundamental para atingirmos esse objetivo”, afirmou Fernando Ferreira, sócio da Sportsview.

publicidade
Fluminense e Madureira foi o primeiro jogo do Carioca transmitido no TikTok
Divulgação
Fluminense e Madureira foi o primeiro jogo do Carioca transmitido no TikTok
publicidade

A agência também se uniu à gigante internacional IMG para promover a venda internacional do campeonato. Desde a última rodada da fase de classificação, realizada neste final de semana, 40 diferentes países adquiriram os direitos para mostrar as partidas. A IMG tem sido responsável por buscar parceiros no exterior.

“Os acordos de transmissão internacional fazem parte do processo de reposicionamento do Cariocão na vanguarda do esporte brasileiro. Um dos maiores objetivos da Sportsview com a competição é transformá-la em uma plataforma de comunicação, ampla e inclusiva, e estamos no caminho. Hoje o Cariocão é multiplataforma em sua distribuição, presente na TV aberta, pay-per-view, mobile, betting rights e, agora, ampliando sua participação nas Américas e chegando até a Europa e Oceania”, disse o executivo da Sportsview, Raul Costa Jr., em entrevista ao site da revista Veja.

publicidade