Futebol

Covid-19 causou impacto de € 5 bi no futebol europeu

por Redação
A
A

Cinco bilhões de euros em receitas perdidas foi o impacto do coronavírus na temporada 19/20 do futebol. O estudo The European Champions Report 2021, que foi feito pela KPMG e divulgado nesta segunda-feira (11), detalha o impacto da pandemia nas finanças dos seguintes clubes:  Real Madrid CF, Liverpool FC, FC Bayern Munique, Juventus FC, Paris Saint-Germain FC e FC Porto.

As competições adiadas ou realizadas com as portas fechadas foi o principal fator de impacto nas finanças do clube. Além disso, somou-se a incerteza sobre direitos de transmissão e acordos comerciais.

publicidade

O negócio do futebol gerava € 11.7 bilhões em 2009, saltando para € 21 bilhões em 2018. Desde então, os números aumentaram cerca de 6,87% por ano, até a chegada da pandemia, que levou a uma queda de € 5 bilhões em 2019.

Das equipes analisadas, todas sofreram queda nas receitas. Para Juventus, PSG e Porto, a redução foi acima dos 10%. Bayern, Real Madrid e Liverpool conseguiram amenizar os impactos com o aumento da renda comercial.

publicidade
PSG perdeu € 125,8 milhões na última temporada
Crédito: Reprodução / Redes Sociais
PSG perdeu € 125,8 milhões na última temporada
publicidade

O clube que mais perdeu dinheiro foi o PSG, cerca de € 95,4 milhões, além de ter um prejuízo líquido de € 125,8 milhões. O Real Madrid, no entanto, foi o campeão europeu com a maior receita registrada entre as equipes analisadas: € 681,2 milhões.

“A crise do coronavírus levantou a questão sobre a sustentabilidade financeira do ecossistema do futebol como um todo, e expôs a sua fragilidade. Até mesmo antes da pandemia, salários inflacionados, combinados com crescentes taxas de transferências e percentuais de agentes, colocavam uma pressão significativa sobre as finanças dos clubes. A crise ampliou as falhas do modelo de negócio”, disse Andrea Sartori, chefe global da área de esportes da KPMG e autor do relatório.

publicidade

COB fecha acordo com TikTok para promover atletas do Time Brasil