A britânica Sally Bolton será a primeira mulher a comandar o mais tradicional torneio de tênis do mundo. A executiva, que está há quatro anos no All England Lawn Tennis Club (Aeltc) e tem longo histórico em gestão esportiva na Inglaterra, assumirá como CEO do torneio de Wimbledon no lugar de Richard Lewis a partir de julho do ano que vem, logo após a disputa da edição de 2020.

Sally Bolton trabalha na área esportiva desde 1996. Antes de "abraçar" o tênis, atuou como CEO do Wigan Warriors Rugby League, clube profissional de rúgbi da cidade inglesa de Wigan, e também do Orrell Rugby Union, outra equipe da cidade.

Em seguida, foi diretora de projetos da Liga de Futebol de Rúgbi por quatro anos, até que assinou para ser diretora geral do Mundial de Rúgbi em 2013, que teve como sedes Reino Unido, Irlanda e França.

Depois disso, o próximo passo no esporte foi sair do rúgbi e tentar a sorte no atletismo. Sally Bolton foi diretora geral do Mundial de Atletismo de 2014 a 2016 e desde 2018 é membro do conselho do UK Sport, o Comitê Olímpico da Grã-Bretanha.

Foto: Reprodução

Desde 2016, a executiva trabalha no Aeltc. De 2018 para cá, ocupa o cargo de diretora de planejamento e operações. A partir do ano que vem, chegará à função que, desde a criação de Wimbledon, em 1877, nunca havia sido ocupada por uma mulher.

"Estou encantada. Nos quatro anos de trabalho aqui, aprendi o quão especial é o All England Club, e me pedir para liderar esta organização é uma grande honra e um grande privilégio. Temos alguns desafios e oportunidades fascinantes pela frente, e espero trabalhar com Richard para alcançar uma transição bem-sucedida", afirmou Sally Bolton.

"Sally tem uma boa experiência na organização de eventos internacionais e em uma variedade ampla de esportes. Sua capacidade de combinar um profundo conhecimento operacional com um pensamento estratégico de qualidade gerará uma grande contribuição para a futura estratégia e direção do Aeltc. Ela será uma excelente líder para nossa equipe executiva", declarou Ian Hewitt, presidente do All England Lawn Tennis Club.


Notícia Sally Bolton CEO Wimbledon tênis mulher gestão estratégia