O esporte está voltando aos poucos às atividades em diversas partes do mundo. Seja com futebol, beisebol ou qualquer outra modalidade esportiva, todos os países têm adotado cautela e portões fechados para a retomada. Mas, neste final de semana, o Vietnã foi completamente na contramão do que se tem visto no restante do planeta.

LEIA MAIS: Sérvia segue Vietnã, autoriza torcida e tem celebração de título

O país asiático retomou a V.League 1, primeira divisão do futebol vietnamita. E com estádios cheios. Na última sexta-feira (5), em um dos três jogos que marcaram o reinício, o estádio localizado na cidade de Nam Dinh, no norte do país, justamente a região mais próxima da fronteira com a China, foram quase 30 mil torcedores nas arquibancadas. A medida é contrária ao que adotaram países asiáticos como Taiwan e Coreia do Sul, e também os europeus, como Alemanha e Portugal, que já voltaram, e outros, como Espanha, Inglaterra e Itália, que estão prestes a retornar.

Fotos: Reprodução / Twitter (@soccervietnam)

De acordo com a agência Reuters, todas as pessoas que entraram no estádio tiveram desinfetante à disposição para higienizar as mãos, assim como foram verificadas as temperaturas dos torcedores. A federação local ainda pediu que todos fossem ao estádio com máscaras, mas poucos seguiram a recomendação.

Vale ressaltar que o Vietnã tem sido elogiado mundialmente pela forma como lidou com a pandemia do coronavírus, em especial pela estratégia de realização maciça de testes e uma quarentena em massa seguida pela população com afinco. Até o momento, o país teve apenas 328 casos confirmados de Covid-19 e nenhuma morte registrada em decorrência da doença.


Notícia Coronavírus Covid-19 pandemia retomada futebol Vietnã gestão portões abertos torcida mercado