O Southampton, clube que disputa a atual temporada da Premier League, apresentou seus novos uniformes para a temporada 2020/2021, fabricados pela Under Armour. A estratégia usada para o lançamento, no entanto, foi bastante inusitada: o clube criou um jogo de videogame no estilo arcade, que leva os jogadores a uma jornada pelos 135 anos de história do time.

Batizado de "Defying the Odds", o jogo apresenta três níveis para os fãs conquistarem, cada um desbloqueando uma parte diferente do novo uniforme principal do Southampton, com início em 1885, ano de fundação do clube e fim nos dias atuais. Produzido pela UNIT9, a "brincadeira" é simples: o torcedor percorre a história do clube e coleta o máximo de pontos possível (pegando vários objetos históricos, evitando obstáculos como jogadores de times adversários e conhecendo pontos turísticos da cidade).

Com grande nível de detalhes e interatividade, o jogo ainda dará a oportunidade aos vencedores na classificação geral de ganharem um pacote de Fifa 2020 com um PlayStation 4 ou Xbox. Os vice-campeões, por sua vez, poderão ganhar uma réplica da nova camisa autografada pelo elenco ou um tour pelo estádio com Matt Le Tissier, que atuou com a camisa do clube entre 1986 e 2002 e é considerado um dos maiores ídolos da história do Southampton.

Foto: Divulgação / Southampton

O novo uniforme do time terá o retorno da icônica faixa transversal no design, instituída no ano de fundação, há 135 anos. A camisa é predominantemente vermelha, com uma faixa branca sobre o ombro direito, enquanto o calção é preto e os meiões, vermelhos. Já a camisa reserva é o contrário: faixa vermelha sobre o ombro esquerdo, com a cor branca predominante no restante. Para jogar, basta o fã entrar neste site.

Foto: Divulgação / Southampton

"Para marcar o 135º aniversário do Southampton Football Club, temos orgulho de lembrar de nossa rica história, e é por isso que o novo uniforme apresenta o icônico design de faixa que adornou as camisas em 1885. Sempre tivemos espírito de luta e estamos orgulhosos disso, então não conseguimos pensar em uma maneira melhor de marcar o aniversário de 135 anos do clube do que lembrar nossos fãs das muitas vezes em que desafiamos as probabilidades. A criação de um jogo de arcade interativo em estilo retrô para levar os fãs pela história do clube e permitir que eles destravem o novo uniforme nos pareceu a melhor maneira de fazer isso", explicou Charlie Read, diretor de marketing do Southampton.

"Apesar dos desafios que os clubes de futebol enfrentaram nos últimos meses, nosso desejo de encontrar maneiras novas e emocionantes de envolver nossos fãs continua forte. Esperamos que os detalhes do jogo tragam um sorriso aos rostos dos fãs do clube e que eles estejam animados com o nosso novo uniforme para comemorar 135 anos de história", destacou Luke Nicholson, diretor de marca e conteúdo do clube inglês.

"Capturar a longa história do Southampton FC em um estilo retrô de pixel de 8 bites não foi uma tarefa fácil, mas o jogo resultante é um retrocesso adequado e humorístico para os momentos mais clássicos da equipe. Ao incluir muitos ovos de Páscoa ao longo do caminho, Defying the Odds é uma maneira infalível de fazer os fãs de futebol sorrirem de uma maneira realmente nova", finalizou Kate Lynham, diretora criativa da UNIT9.


Notícia Marketing estratégia gestão mercado videogame uniforme Southampton Under Armour