A Serie A italiana será a última das grandes ligas europeias a retomar a temporada 2019/2020. Nesta quinta-feira (28), o ministro do esporte do país, Vincenzo Spadafora, oficializou que a competição voltará a ser disputada no dia 20 de junho. Ao todo, serão 124 jogos a serem disputados (12 rodadas completas e mais quatro jogos que haviam sido adiados de uma rodada anterior), todos com portões fechados.

A definição foi comunicada por Spadafora após uma reunião com o presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Gabriele Gravina, e o da Lega Série A Lega, Paolo Dal Pino. Haverá, como em todas as outras ligas que estão retomando as atividades, diversos protocolos a serem seguidos com foco na saúde, no bem-estar e na segurança de todos os envolvidos.

Foto: Reprodução / Twitter (@SerieA)

Em uma declaração rápida feita à imprensa, o ministro do esporte ainda deixou no ar a possibilidade de que o futebol no país retorne uma semana antes, no dia 13 de junho, com a disputa dos jogos de volta das semifinais da Copa da Itália: Napoli x Internazionale e Juventus x Milan. Caso o prognóstico seja confirmado, só restará achar uma data para a final do torneio, decidido em partida única.

Com a data de retorno da Serie A italiana oficializada, assim como a da Premier League (Inglaterra), que também anunciou nesta quinta-feira (28) que voltará em 17 de junho, as principais ligas europeias já têm seus destinos definidos. A Bundesliga (Alemanha) já foi retomada em 16 de maio, enquanto a Primeira Liga (Portugal) retornará em 3 de junho e a LaLiga (Espanha) em 11 de junho. A Ligue 1 (França) e a Eredivisie (Holanda) tiveram suas temporadas suspensas definitivamente.


Notícia Serie A Itália retomada calendário gestão estratégia mercado pandemia coronavírus