arquivo

Campo ajuda, e final da Taça Rio vira maior live do mundo

por Redação - São Paulo (SP)
A
A

Uma hora antes de a bola rolar no Maracanã, uma medida do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) derrubou a liminar do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) que dava permissão para o Flamengo exibir a partida contra o Fluminense em suas redes. Foi nesse clima de incertezas que a final da Taça Rio entrou no ar, com exclusividade na FluTV, canal do time tricolor no YouTube.

publicidade
publicidade

Com o resultado em campo, o meio terá sobrevida em mais dois jogos, já que a vitória do Fluminense nos pênaltis possibilitou a disputa da final do Campeonato Carioca. Se o Flamengo tivesse vencido, o torneio teria sido encerrado. Agora, serão mais duas partidas e, dessa vez, com o mando de campo bem definido, o que deverá evitar confusão nos bastidores. O Fluminense exibe a partida do domingo (12), enquanto o Flamengo tem o direito sobre a finalíssima na quarta-feira (15).

publicidade
publicidade
Campo ajuda, e final da Taça Rio vira maior live do mundo
publicidade

Foto: Reprodução / YouTube (FluTV)

publicidade
publicidade

No jogo desta quarta-feira (8), houve motivo para celebrar a estratégia, considerando-se a impossibilidade de a partida ser exibida em rede aberta. O duelo entre as duas equipes chegou a ter 3,7 milhões de visualizações simultâneas, o que torna a final a maior live da história do mercado brasileiro. Em comparação, a segunda maior apresentação ao vivo na internet durante a pandemia foi da cantora Marília Mendonça, com 3,3 milhões de internautas ligados no canal ao mesmo tempo. Mesmo antes do início do evento, a FluTV já havia somado mais de 100 mil novos inscritos.

publicidade
publicidade
publicidade

A transmissão foi usada como plataforma de ativação por marcas como Brahma, Petz e Estácio. A Umbro, fornecedora de material esportivo do Fluminense, chegou até a anunciar um novo modelo de chuteira no Brasil no intervalo. A empresa teve maior destaque ao longo da partida, inclusive com inserções de vídeos publicitários.

publicidade

O clima festivo, no entanto, ficou restrito aos 90 minutos. Além de todo o imbróglio que envolveu as disputas judiciais para a transmissão da partida, o Fluminense fez questão de ressaltar a relação complicada com o Flamengo. A cinco minutos para o início da partida, o clube lançou uma nota oficial com a frase "ninguém joga sozinho", em forma de hashtag. "Nossa ideia de construção como sociedade será coletiva ou individual? Vai aqui uma pista: o futebol, esporte mais amado do mundo, é coletivo", afirmou o clube, em referência à falta de união das equipes.

publicidade
publicidade

Antes, o presidente do Fluminense, Márcio Bittencourt, já havia declarado que a Federação do Rio era a "GatoFerj", por tentar "furtar a transmissão" do clube. Agora, as equipes terão mais duas oportunidades para ter um clima mais amistoso.

publicidade
publicidade

CBF fecha patrocínio para seleção brasileira virtual