A Major League Soccer (MLS) está estudando a possibilidade de liberar as equipes que disputam a competição para fechar patrocínios com empresas especializadas em fabricar produtos com canabidiol (CBD), substância extraída da planta da maconha, a Cannabis Sativa. O objetivo seria criar uma nova oportunidade comercial e, assim, tentar amenizar os prejuízos causados pela pandemia do Covid-19 em 2020.

Atualmente, o CBD não é uma categoria aprovada em nenhuma das outras principais ligas profissionais de esportes dos Estados Unidos. Os detalhes ainda são escassos e ainda não se sabe se o Conselho de Governadores da MLS discute a permissão das marcas como patrocinadores másteres dos uniformes das equipes, nas mangas da camisa ou mesmo nos estádios.

Foto: Reprodução / Twitter (@MLS)

Caso seja oficializada, a estratégia seria semelhante à do ano passado, quando a MLS aprovou novas oportunidades comerciais nas categorias de apostas esportivas e bebidas alcoólicas, abrindo novos fluxos de receita para as equipes. Outra novidade para 2020 foi que as equipes da MLS puderam começar a vender direitos de patrocínio internacionalmente.

Apesar do ineditismo entre as principais ligas, o canabidiol não seria novidade no esporte americano. Em 2018, o Las Vegas Lights FC, da United Soccer League (USL), espécie de segunda divisão do futebol no país, se tornou a primeira equipe profissional de esportes dos EUA a garantir um patrocinador de CBD com um acordo com a NuWu Cannabis Marketplace. Depois, em maio de 2019, o UFC assinou um acordo com os produtos de CBD da Aurora Cannabis. Ainda no ano passado, alguns carros que disputaram as 500 Milhas de Indianápolis da Fórmula Indy também estamparam logotipos das marcas CBD Defy e Craft 1861, além da Liquid Gold Processing, uma empresa de manufatura que produz extratos de cannabidiol.

Na Europa, em maio deste ano, o Everton chegou a flertar com um patrocínio máster com a Swissx, empresa suíça especializada em fabricar produtos com canabidiol. As negociações, no entanto, não avançaram e, em junho, o time da Premier League fechou o espaço principal do uniforme com a varejista on-line especializada na venda de carros Cazoo.


Notícia Mercado estratégia gestão marketing patrocínio receita finanças canabidiol CBD maconha MLS