A Bundesliga colhe os frutos de ter sido a primeira grande liga de futebol no mundo a retornar às atividades. No último final de semana, os alemães foram os grandes líderes de audiência em diversos países ao redor do mundo.

LEIA MAIS: Análise: É hora de repensar a transmissão ao vivo

Após ter conseguido um recorde de quase 5 milhões de pessoas assistindo ao futebol no final de semana na Alemanha, a liga alcançou também números expressivos em diversos países como Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Itália e Holanda. Em todos eles, a audiência das partidas realizadas no sábado (16) e no domingo (17) foi muito maior do que costuma ser durante um final de semana "normal".

Foto: Reprodução / Twitter (@FCBayern)

No Brasil, a audiência consolidada da TV paga de sábado (16) será divulgada nesta terça-feira (19). Dados preliminares, porém, dão conta de que os canais Fox Sports e ESPN ficaram na liderança da TV paga no período de transmissão dos jogos. Segundo o UOL, a Fox chegou a ter pico de 1,7 ponto com o clássico entre Borussia Dortmund e Schalke no sábado (16). A transmissão simultânea da Bundesliga pelos dois canais voltou a ser possível depois que a fusão entre ESPN e Fox Sports foi aprovada pelo Cade, no dia 6 de maio. Até então, a Bundesliga era exclusiva da Fox. A ESPN herdou os direitos.

LEIA MAIS: Cade aprova fusão entre Fox e ESPN, que mostrará Libertadores

LEIA MAIS: Bundesliga terá 100% dos jogos na TV após fusão ESPN-Fox

Nos Estados Unidos, a Fox Sports obteve picos de cerca de 400 mil pessoas com os jogos de sábado (16), que começaram às 6h30 (costa oeste) e 9h30 (costa leste). A audiência, que também será consolidada nesta terça-feira (19) pela Nielsen, foi cerca de 725% maior do que geralmente costuma ocorrer com a Bundesliga no país.

Na Itália, 156 mil pessoas viram ao vivo o clássico Borussia Dortmund x Schalke, que abriu as transmissões no sábado (16), e outras 230 mil acompanharam o programa na Sky com os gols da rodada. Já na Holanda, a audiência do clássico foi de 203 mil pessoas, o dobro do que geralmente costuma ter a Bundesliga no país.

A volta do Campeonato Alemão também serviu para ver o quanto a mídia pode se beneficiar por conta de uma mudança de legislação na Inglaterra. Por conta da pandemia, o governo britânico flexibilizou uma lei que proibia a transmissão de jogos ao vivo aos sábados, entre 14h45 e 17h15, no país. Isso permitiu que as partidas a partir das 15h30 da Bundesliga fossem transmitidas, atraindo cerca de 500 mil pessoas no canal pago BT Sport com o clássico germânico, além de outras milhares de pessoas que acompanharam o restante da rodada nos canais por streaming da BT.

Na próxima sexta-feira (22), o futebol alemão voltará a campo na Alemanha, ainda sem concorrência, com a partida entre Hertha Berlin x Union Berlin, a partir das 15h30.


Notícia Bundesliga Alemanha futebol mídia audiência transmissão marketing gestão mercado