arquivo

Onde assistir ao futebol nesta temporada

por Mariana Stocco - São Paulo (SP)
A
A

O cenário dos direitos de transmissão do futebol virou de cabeça para baixo nos últimos meses, ainda como reflexo da pandemia e do fim de diversos contratos de direitos de transmissão, especialmente de algumas ligas europeias.

publicidade
publicidade

Se, antes, era mais fácil saber onde cada jogo ia passar, agora não está mais tão simples assim. A Globo perdeu sua grande hegemonia no mercado e viu o rival SBT comprar os direitos da Libertadores, por exemplo. O DAZN, que surgiu no ano passado com apetite, encerrou a plataforma no Brasil e reduziu investimentos. E novos competidores entraram, como o serviço de streaming da OneFootball.

publicidade
publicidade
publicidade

Mas, a pergunta que não quer calar é: onde eu encontro as partidas de futebol neste ano? Para isso, fizemos um levantamento com as principais empresas de mídia do país. Confira abaixo o que cada canal irá transmitir.

publicidade

TV Aberta

publicidade
publicidade

Canal: Globo
Principais eventos: Campeonato Brasileiro das Séries A e B e Copa do Brasil
A Globo foi quem perdeu mais direitos durante a pandemia. A emissora quis reduzir o que pagava pela Conmebol para os direitos de transmissão da Libertadores e viu a entidade migrar a parceria para o SBT. Porém os principais campeonatos nacionais estão com a Rede Globo. As Séries A e B do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, além dos torneios nacionais Sub-20 e Sub-17 e a Supercopa do Brasil Sub-17 e Sub-20. De todos esses, apenas a Série A e a Copa do Brasil costumam ser exibidos. A emissora também anunciou, na noite de sexta-feira (18), acordo para transmitir o Campeonato Italiano, mas ainda não há previsão de estreá-lo na TV aberta.

publicidade
publicidade

Canal: SBT
Principal evento: Copa Libertadores
 
O sucesso da transmissão do último jogo da final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense fez o SBT se interessar mais ainda pelos jogos de futebol. Quando a Globo demonstrou que não tinha interesse em renovar os direitos para a Copa Libertadores, o SBT agarrou a oportunidade de ter uma das maiores competições em sua grade.
A emissora de Silvio Santos fechou o contrato com a Conmebol pelo valor mínimo de US$ 15 milhões e terá a competição até 2022.

publicidade
publicidade

Canal: Band
Principais eventos: Brasileirão Feminino e Campeonatos Alemão e Italiano, 
Numa reformulação na diretoria da emissora, a Band começou a se interessar mais por esportes na segunda metade de 2020, quando os preços dos direitos estavam em queda por causa da pandemia.
A emissora, que já passava o Brasileirão Feminino, adquiriu os direitos do Campeonato Italiano e do Campeonato Alemão. A Serie A terá um jogo exibido aos sábados e domingos às 13h e a Bundesliga às 10h30 do domingo, dentro do novo “Show do Esporte”, que volta à grade da emissora. A Band também os direitos do Campeonato Russo, que será exibido todos os sábados às 10h.

publicidade
publicidade
publicidade


TV Fechada

publicidade
publicidade

Canal: SporTV
Principais eventos: Campeonato Brasileiro das Séries A e B, Copa do Brasil e Campeonato Italiano
Com as reviravoltas nos direitos de transmissão do Grupo Globo, a emissora acabou se tornando a casa do futebol brasileiro. Sem a Libertadores, o SporTV exibirá apenas as séries A e B do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Tirando o Brasileirão da Série A, os demais torneios são com exclusividade na TV fechada. Na noite de sexta-feira, o SporTV anunciou a aquisição dos direitos do Campeonato Italiano, que serão compartilhados com o grupo Bandeirantes. Será uma partida por rodada, começando na próxima segunda-feira (21). 

publicidade

Canal: ESPN
Principais eventos: Premier League, LaLiga, Liga Europa e Champions League Feminina
Antes principal casa do futebol europeu no Brasil, a ESPN viu perder alguns de seus principais torneios nos últimos anos. Para a atual temporada, a emissora do Grupo Disney não renovou o contrato com a Bundesliga para transmitir o Campeonato Alemão, mas manteve alguns dos principais eventos, como a Premier League, a LaLiga e a Champions League feminina.
Além disso, por conta da fusão com a Fox Sports, em maio deste ano, diversos torneios passaram a ser compartilhados entre as duas emissoras. Entre eles, a Liga Europa migrou também para a tela da ESPN.
O canal ainda tem outros contratos no futebol, como Campeonatos Chinês e Português, Major League Soccer, Champions League da Concacaf, Copa da Alemanha, Copa da França, FA Cup, English Football League, Copa da Rainha e Copa do Rei.

publicidade
publicidade

Canal: Fox Sports
Principais direitos: Libertadores, Liga Europa e Copa do Nordeste
Desde maio, com a fusão entre ESPN e Fox Sports, o canal comprado pelo Grupo Disney aumentou a oferta de campeonatos do futebol europeu que eram da ESPN. Mas manteve dois de seus principais torneios dentro de casa. A Copa Libertadores da América e a Copa do Nordeste são transmitidos com exclusividade pelos canais Fox Sports. 

publicidade
publicidade
publicidade

Canal: Tuner/Esporte Interativo
Principais direitos: Champions League e Campeonato Brasileiro Série A
A Turner segue mostrando os jogos dos Campeonato Brasileiro daqueles clubes (Palmeiras, Santos, Coritiba, Athletico, Fortaleza, Ceará e Bahia) que já possuiam contrato na competição. Com a Champions League batendo recordes anos após anos, a prioridade da emissora é renovar a competição para o próximo ano. 

publicidade

Canal: Bandsports
Principais direitos: Campeonatos Italiano e Russo
O Bandsports possui os mesmos direitos internacionais que a emissora da TV aberta: Campeonato Russo e o Campeonato Italiano. Além disso, o canal é reponsável por produzir todo o conteúdo para a Conmebol do pay-per-view da Libertadores e da Sul-Americana, que é vendido na TV por assinatura. O PPV, porém, leva o nome de Conmebol TV, apesar de usar os profissionais que atuam no Bandsports.

publicidade
publicidade
publicidade

Streaming

publicidade
publicidade

DAZN
Principais direitos: Campeonato Brasileiro da Série C e Premier League
Apesar de ter aberto mão de alguns direitos e de ter encerrado a plataforma brasileira, o DAZN ainda possui uma grande oferta de campeonatos. No cenário nacional, o serviço de streaming detém os direitos da série C do Brasileirão e do Paulista Sub-20. Já nos campeonatos internacionais, o DAZN possui o direito de transmissão de um jogo por rodada da Premier League, o Campeonato Mexicano, a Major League Soccer e a FA Cup.

publicidade

One Football
Principal direito: Bundesliga
Em um acordo histórico, o OneFootball transmitirá pelas próximas três temporadas todos os jogos do Campeonato Alemão, da primeira e da segunda divisões, ao vivo e de graça por sua plataforma. Porém, os jogos serão exibidos com narração em inglês até que um time de narradores e comentaristas sejam contratados. O jogo de domingo às 10h30 da Bundesliga será transmitido ao vivo pela Band.

publicidade
publicidade
publicidade

Mycujoo
Principal direito: Campeonato Brasileiro da Série D
A plataforma gratuita de streaming é parceira da CBF para a transmissão da quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Além disso, transmite diversos torneios de categorias de base no Brasil.

publicidade

Ingresso virtual vira maior fonte de receita para Comercial-SP