arquivo

No SBT, Fla-Flu tem pior audiência na TV aberta desde 2016

por Erich Beting - São Paulo (SP)
A
A
publicidade

O bom desempenho comercial e de audiência que o SBT conseguiu com a transmissão da final do Campeonato Carioca de 2020 com exclusividade na televisão não teve o mesmo significado para o clássico entre Flamengo e Fluminense.

publicidade
publicidade
publicidade

Com uma média de 28 pontos na medição do Ibope para a praça do Rio de Janeiro, a partida não tinha uma audiência tão baixa na TV aberta desde 20 de março de 2016, quando o clássico carioca foi realizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e transmitido ao vivo pela Globo.

publicidade

Naquela ocasião, a emissora alcançou 23 pontos na medição do Ibope com a transmissão em um domingo à tarde. O jogo era válido pela segunda rodada do estadual do Rio de Janeiro. Desde então, sete edições de Fla-Flu foram televisionadas pela Globo, em diferentes campeonatos. Nenhuma delas havia ficado abaixo de 28 pontos.

publicidade
publicidade
publicidade

Abertura da transmissão do SBT do jogo entre Flamengo e Fluminense na decisão do Carioca 2020 (Foto: Reprodução)

publicidade
publicidade
publicidade

Mesmo assim, dada a situação peculiar do Campeonato Carioca de 2020, o resultado alcançado pelo SBT precisa ser comemorado, ainda mais se for considerado o fato de que o anúncio de que o jogo seria televisionado saiu apenas na noite da sexta-feira (10), cinco dias antes da partida.

publicidade
publicidade

Durante a transmissão, o SBT chegou a liderar na TV aberta no Rio de Janeiro, algo que não havia sido sequer cogitado pela emissora paulista recentemente. Nacionalmente, a Globo acabou tendo melhor desempenho. Segundo os números preliminares do Ibope, no Painel Nacional da Televisão (PNT), que compreende 15 mercados, a emissora teve 27 pontos de média, contra 15 do SBT. Isso emgloba o período que vai desde o início até o término da transmissão do jogo. No horário em que a bola rolou, a Globo liderou por 28 a 16.

publicidade
publicidade
publicidade

A transmissão da final na TV aberta foi uma conquista do Campeonato Carioca, cujo torneio não teve os jogos do Flamengo exibidos pela Globo e viu uma guerra na Justiça acontecer depois que a legislação sobre direitos de transmissão foi alterada pela Medida Provisória 984 no dia 18 de junho.

publicidade
publicidade
publicidade

Isso fez com que os jogos decisivos entre Flamengo e Fluminense tivessem de ser transmitidos apenas por streaming, tendo uma audiência cerca de dez vezes menor em relação ao que geralmente é alcançado na TV aberta.

publicidade

Confira abaixo a lista das audiências da Globo com os últimos Fla-Flus:

publicidade
publicidade

1. Campeonato Carioca - 7/5/17 (domingo) – 40 pontos com 64% de participação
2. Copa Sul Americana - 1°/11/17 (quarta-feira) – 38 pontos com 55% de participação
3. Campeonato Carioca  - 27/3/19 (quarta-feira) – 37 pontos com 55% de participação
4. Campeonato Carioca - 5/3/17 (domingo) – 36 pontos com 60% de participação
5. Campeonato Carioca - 30/4/17 (domingo) – 35 pontos com 57% de participação
6. Copa Sul Americana - 25/10/17 (quarta-feira) – 33 pontos com 49% de participação
7. Campeonato Carioca - 24/3/19 (domingo) – 30 pontos com 55% de participação

publicidade
publicidade

Dani Alves participa de ação e vende automóvel autografado no Mercado Livre