arquivo

Nike lança coleção de tênis feitos com resíduos da própria fábrica

por Redação - São Paulo (SP)
A
A

A Nike apresentou, no final da semana passada, a nova coleção Space Hippie, cujas peças foram feitas com resíduos da própria fábrica da marca. A linha "encara a urgência das mudanças climáticas e representa um avanço em busca de soluções da empresa americana para os maiores problemas ambientais da atualidade".

publicidade
publicidade
publicidade

De acordo com a Nike, os tênis produzidos são os de menor produção de carbono da história da marca. Isso porque os restos reaproveitados se transformam em uma expressão radical do design circular, com cada detalhe dos quatro primeiros modelos da coleção (da escolha dos materiais, da embalagem, passando até pelo método de produção) levando em consideração o impacto ambiental.

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Foto: Divulgação / Nike

publicidade

"Os produtos Space Hippie são artefatos do futuro. Eles são a vanguarda, são uma rebelião otimista. A Space Hippie é também uma ideia, um movimento que pretende descobrir formas de fazer mais com o mínimo de material, de energia e de emissões. São produtos com propósito, que mantêm a tradição da Nike de criar um design único. A coleção é um termômetro do progresso. Ela apresenta novas formas de usar resíduos e transformar lixo em coisas belas", revelou John Hoke, diretor de design da Nike.

publicidade
publicidade

"Acreditamos que o futuro dos produtos é circular. É preciso pensar em todo o processo: como desenhar, projetar, produzir, usar, reutilizar e reduzir a produção de resíduos a cada etapa. São princípios fundamentais da filosofia circular, que levam a boas práticas de produção", destacou Seanna Hannah, vice-presidente de inovações sustentáveis da marca americana.

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Fotos: Divulgação / Nike

publicidade
publicidade
publicidade

Segundo a Nike, a base da trama estruturada que dá forma à parte superior dos tênis da coleção Space Hippie usa o que a marca chama de "fios de lixo espacial", feitos de material 100% reciclado, incluindo garrafas PET, retalhos de camisetas e sobras de carretéis. Além disso, o amortecimento Space Hippie também utiliza sobras da produção do Vaporfly 4% e espuma ZoomX reprocessada, em um método que consome apenas metade do CO2 necessário para as espumas tradicionais da Nike.  

publicidade

Por último, o solado dos tênis Space Hippie foi criado a partir da chamada "Espuma Cratera", uma mistura de espumas tradicionais da marca e 15% de borracha reciclada Nike Grind. O uso reduzido de materiais novos diminui a pegada de carbono, enquanto os grânulos de Nike Grind criam uma textura e uma mistura de cores que acaba sendo única para cada entressola.

publicidade
publicidade

A empresa informou que os modelos Space Hippie 01, 02 e 03 estarão disponíveis ainda no primeiro semestre na plataforma SNKRS e em lojas selecionadas. Já o Space Hippie 04, criado especialmente para mulheres, estará disponível no final do semestre. No Brasil, os tênis estarão disponíveis no e-commerce da Nike, seguindo as mesmas datas globais.

publicidade
publicidade

Lenovo renova patrocínio do Prêmio eSports Brasil 2020