Neymar conseguiu transformar o pré-jogo do Paris Saint-Germain contra a Atalanta, na última quarta-feira (12), no assunto mais comentado do Twitter no mundo e impactou um total de 250 milhões de internautas com a brincadeira do #NeyDay. 

Os dados foram compliados pela Decode, empresa de análise de dados e marketing de performance ligada ao BTG Pactual, que fez um mapeamento da repercussão em torno do "pré-jogo" do atacante do PSG.

Ao todo, mais de 2.200 matérias foram produzidas sobre o #NeyDay, que também ocupou o topo das menções mundiais do Twitter. No final das contas, 240,7 milhões de pessoas foram impactadas com reportagens sobre o jogador. 

No caminho para o estádio da Luz, em Lisboa, onde a fase decisiva da Champions League é disputada, Neymar usou o Twitter para "convocar" os fãs brasileiros para o jogo.

A postagem era uma "resposta" de Neymar a fãs que pediram ao jogador para voltar a usar o penteado que o consagrou no início da carreira no Santos. Já a expressão "Juliet separada e caixa de som carregando" faz referência ao universo funk. 

A "julliete" é o modelo de óculos da marca Oakley que atualmente faz sucesso por relembrar os modelos utilizados nos anos 90. Além disso, a caixa de som é tradicional utensílio usado pelos funkeiros.

A postagem provocou um viralização entre os brasileiros, que logo usaram a expressão #Neyday para impulsionar a discussão em torno do novo-velho penteado do jogador e de como ele se preparava para levar o PSG a uma semifinal da Champions.

De acordo com o levantamento da Decode, rapidamente a expressão foi alçada ao topo do Twitter global, com mais de 3,5 milhões de tweets usando o #NeyDay. O bom desempenho de Neymar em campo, levando o PSG a uma incrível virada nos minutos derradeiros do jogo, contribuiram para que o sentimento se tornasse positivo em relação ao atleta.

Segundo a análise, 61% dos comentários foram favoráveis ao jogador. Outros 20% das postagens foram neutras, enquanto 19% foi contrária ao atleta, que depois do jogo voltou a brincar com os fãs brasileiros. 

"Em paralelo ao esporte, a capacidade que Neymar demonstra de pautar a internet global a partir de um tweet segue impressionante. Os fãs brasileiros são a fortaleza e a base para essa popularidade, representando 31% do público global. Sua conexão com o espírito do ‘funk ostentação’, raiz do seu sucesso, e que segue muito popular no país, explica os 61% de repercussão positiva", analisa Lucas Fontelles, head de Consumer Insights da Decode.

Mas não foi apenas o ambiente do Twitter que Neymar impactou. Com a postagem, a tendência de busca na internet rapidamente se voltou para as expressões "juliette" e um tutorial para aprender a fazer o corte moicano. A busca pelo corte de cabelo na internet aumentou em 200%. A expressão "Juliet" teve aumento de 119%.

O próximo #NeyDay tem data marcada. Na terça-feira (18), o PSG enfrenta o RB Leipzig por uma vaga na decisão da Champions League, marcada para o sábado (23).

Veja abaixo os números consolidados do #NeyDay.


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