A NBA estuda mudar a forma de disputa da fase de playoffs de seu campeonato. A ideia da liga é tornar, com isso, a fase inicial de sua competição mais atrativa e, também, fazer com que aumente a imprevisibilidade de qual time pode ganhar a temporada.

Segundo a ESPN, uma circular foi distribuída às franquias com a proposta de fazer com que os 16 times classificados para a fase final não sejam mais divididos por conferência, mas conforme sua posição na tabela de classificação da primeira fase.


Ideia da NBA é dar mais peso aos duelos da primeira fase (Foto: Divulgação / NBA)

Essa mudança faria com que os times não precisassem apenas garantir uma boa colocação dentro de sua conferência, mas também na soma geral. Isso daria mais peso aos jogos da fase inicial e, ainda, poderia criar maior imprevisibilidade na disputa do título.

Desde o ano passado que Adam Silver, comissário da NBA e principal dirigente da liga, tem dito em palestras que é preciso repensar a quantidade de jogos da primeira fase da NBA e, principalmente, a atratividade deles para o público e para a mídia.

Na proposta enviada aos clubes, ainda é prevista a redução de 82 para 78 jogos na primeira fase da competição e, ainda, a criação de um mini-torneio no meio da temporada, a exemplo do que acontece na NCAA, competição universitária.

Todas essas ideias, porém, não têm data para ir a votação. Os clubes precisam aprovar as propostas da liga para então elas serem colocadas em prática.


Notícia Marketing Gestão NBA