arquivo

Museu do Futebol terá programação especial para as mulheres

por Redação - São Paulo (SP)
A
A
publicidade

O Museu do Futebol, em São Paulo, decidiu criar uma programação com diversas abordagens sobre a presença da mulher no futebol para homenagear o Dia Internacional da Mulher, que é celebrado no próximo domingo (8). A programação será estendida por todo o mês de março e ainda contará com palestras, visitas temáticas e atividades sobre a presença feminina em outras modalidades esportivas.

publicidade
publicidade

Todos os eventos fazem parte do programa "Sonhar o Mundo de Direitos Humanos", da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A partir deste sábado (7), por exemplo, uma versão física do "Museu do Impedimento", experiência colaborativa digital realizada no ano passado que reconta a luta das mulheres para jogar futebol no Brasil, será instalada dentro do espaço no Estádio do Pacaembu.

publicidade
publicidade
publicidade

Foto: Reprodução / Twitter (@museudofutebol)

publicidade
publicidade

Neste final de semana (7 e 8), haverá visita temática com as educadoras do Museu às 10h e às 11h. Com o tema "As Revoluções e Evoluções da Mulher no Futebol e na Sociedade", a ideia é gerar nos visitantes reflexões sobre os espaços conquistados pelas mulheres na sociedade e no futebol.

publicidade
publicidade

No dia 23, às 19h30, o Museu do Futebol e o canal Dibradoras destacarão a trajetória das mulheres em uma conversa sobre "Conquistas delas: Da proibição ao protagonismo das mulheres nos Jogos Olímpicos". O bate-papo contará com duas atletas que defenderam o Brasil em edições olímpicas: a boxeadora Adriana Araújo (bronze em Londres 2012) e a ex-nadadora Joanna Maranhão (quinta colocada na prova dos 400m medley em Atenas 2004). A professora Katia Rubio será mediadora da mesa.

publicidade

Três dias depois, haverá mais uma palestra gratuita para o público. No dia 26, das 19h às 22h, "Gestão de Carreira de Jogadoras de Futebol" reunirá profissionais que representam as diferentes empresas que formam a rede de parceria da Sow Sports, assessoria especializada em gestão de carreira de jogadoras e técnicos de futebol que atuam no futebol feminino. 

publicidade
publicidade
publicidade

Por último, no dia 28das 10h às 13h, o Museu do Futebol abrirá as portas do auditório para torcedoras, simpatizantes e amantes do esporte partilharem suas vivências nas arquibancadas, compartilhando ideias e sugestões de como os estádios podem ser mais acolhedores para mulheres e famílias. O bate-papo terá a participação de Tiago Cesar dos Santos, do Núcleo de Ações Afirmativas do Bahia, que trará a experiência do clube no engajamento em causas sociais, e Daniela Alfonsi, diretora técnica do Museu do Futebol.

publicidade

A programação completa do Mês da Mulher no Museu do Futebol pode ser acessada no site oficial.

publicidade
publicidade

Clubes da LaLiga terão que encerrar acordo com casas de aposta até o fim da temporada