A Major League Soccer (MLS) confirmou, nesta quarta-feira (10), que retomará a temporada 2020 no Walt Disney World, em Orlando, na Flórida. Assim como a NBA, a liga de futebol dos EUA será disputada no ESPN Wide World of Sports Complex a partir do dia 8 de julho. A liga de basquete, por sua vez, começará um pouco mais à frente, em 31 de julho.

LEIA MAIS: NBA voltará em julho: entenda o porquê da escolha da Disney

No comunicado publicado em seu site oficial, a MLS ainda revelou que o retorno será com um torneio único, nos moldes de uma Copa do Mundo. Por meio de um sorteio, as 26 franquias serão divididas em seis grupos, sendo um com seis times e os outros cinco com quatro equipes cada um.

Cada um dos seis grupos terá um cabeça de chave. O grupo com mais times (A) terá o anfitrião Orlando City. Nos outros cinco, os cabeças de chave foram escolhidos pelos resultados conquistados na Audi MLS Cup do ano passado, sendo definidos, dessa forma, Atlanta United, Toronto FC, Los Angeles FC, Seattle Sounders e Real Salt Lake.

As 20 equipes restantes serão dispostas nos seis grupos por meio de um sorteio que contará com um representante de cada uma. O sorteio será realizado nesta quinta-feira (11), com transmissão ao vivo no site da MLS e também nas páginas da liga em algumas das principais mídias sociais (Facebook, Twitter e Youtube).

Com tudo definido, as equipes jogarão entre si dentro do próprio grupo. Para que cada time faça apenas três jogos nessa primeira fase, no grupo com seis equipes não haverá a possibilidade de se enfrentar todos os adversários do grupo. Ao final, classificam-se os dois melhores de cada grupo e ainda os quatro melhores terceiros colocados. Na sequência, assim como é costumeiramente visto em Copas do Mundo, virão as oitavas de final, as quartas de final, as semifinais e a grande final, todas com jogos únicos. O título será disputado no dia 11 de agosto.

Ao todo, serão 54 jogos, sendo 39 na fase de grupos e outros 15 eliminatórios a partir das oitavas de final. O calendário foi montado de forma que haja jogos em praticamente todos os dias, assim como em um Mundial da Fifa. Por último, ainda ficou definido que o campeão do torneio garantirá vaga na disputa da Champions League da Concacaf em 2021. 


Notícia MLS futebol retomada Disney ESPN calendário formato estilo Copa do Mundo mídia transmissão estratégia gestão mercado NBA