arquivo

Máquina Talks trará Neo Química Arena e Allianz Parque

por Redação - São Paulo (SP)
A
A

Nos últimos dez anos, o Brasil tem vivido uma revolução no esporte: as velhas arquibancadas de concreto deram lugar a estruturas modernas, impensáveis no início deste século. Impulsionado pela Copa do Mundo, o mercado esportivo nacional passou a contar com o que há de melhor no relacionamento com o consumidor durante um grande evento ao vivo.

publicidade
publicidade
publicidade

Mas, com os confortáveis assentos, vieram também desafios enormes aos administradores das arenas. Por isso, a gestão dos estádios e de seus parceiros comerciais é um dos temas do Máquina Talks - Futebol 5.0: A tecnologia entra no jogo.

publicidade

O evento, que será realizado on-line e de forma gratuita dias 23 e 24, trará os dois responsáveis por aquelas que são hoje os principais cases de arenas no Brasil. Caio Campo, superintendente de marketing da Neo Química Arena, do Corinthians, contará sobre o estádio que, no último mês, finalmente acertou um acordo de naming rights. Ao seu lado, estará Márcio Flores, diretor de marketing e inovação do Allianz Parque, estádio que se tornou referência e um polo de entretenimento em São Paulo, a mais rica cidade da América do Sul.

publicidade
publicidade

As duas estruturas paulistanas foram responsáveis por uma revolução na geração de renda por meio de estádio no Brasil. Somente o acordo de naming rights, com Neo Química e Allianz, gera R$ 15 milhões a cada um dos estádios por ano. Os dois times geraram mais de R$ 55 milhões em bilheteria durante a última temporada, com médias de público que facilmente passam das 30 mil pessoas. São números inimagináveis dentro do futebol brasileiro de uma década atrás.

publicidade
publicidade
publicidade

No mercado nacional, apenas a Itaipava Arena Fonte Nova também mantém um acordo de naming rights, mas com um valor que fica em um quinto do recebido pela dupla paulista. As entregas para um grande aporte como esse, junto com as ativações de outros patrocinadores, além de ações em camarotes e áreas VIPs estarão em destaque no Máquina Talks que será realizado na próxima semana.

publicidade
publicidade

Confira abaixo o cronograma do Talks e clique aqui para se inscrever:

publicidade
publicidade

Dia 23 de setembro (quarta-feira):
17h -
Abertura
Erich Beting e Gheorge Rodriguez (Os Maquinistas)
17h05 - Debate: "A tecnologia traz um novo dinheiro para o futebol"
Reginaldo Diniz (Grupo End to End) e Eduardo Tega (Sportheca)
18h20 - Debate: "Monetização de conteúdo" 
André Stepan (Horizm), Caetano Marcelino (Flamengo) e Lênin Franco (Bahia)
19h35 - Debate: "Naming rights e arenas" 
Caio Campos (Neo Química Arena) e Marcio Flores (Allianz Parque)

publicidade
publicidade

Dia 24 de setembro (quinta-feira):
17h -
 Abertura
Erich Beting e Gheorge Rodriguez (Os Maquinistas)
17h05 - Case: "O novo posicionamento da Brahma no futebol"
José Freitas (gerente de marketing da Brahma)
18h20 - Debate: "O e-Sports para atrair um novo torcedor" 
João Valim (Konami), Fábio Kadow (Puma) e Luis Moura (Banco BS2)
19h35 - Palestra: "Inovação Digital no Esporte" 
Gil Giardelli (5era) e Luiz Eduardo Câmara (IBM)

publicidade

Botafogo anuncia QVE Brasil como patrocinador máster