O Liverpool ultrapassou o Manchester United como equipe de futebol mais poderosa do Reino Unido quando o assunto é patrocínio. A afirmação é do Powa Index, um mecanismo de avaliação em tempo real orientado por dados que fornece uma avaliação definitiva do mercado ao comparar os titulares de direitos em relação a outros por meio de uma ampla gama que incorpora mídias tradicionais, plataformas digitais e interações de fãs.

Foto: Reprodução / Site (powaindex.com)

De acordo com a plataforma, a "ultrapassagem" se deu em fevereiro, quando o Liverpool alcançou os 18.549 pontos contra 18.394 do Manchester United. No índice, as dez primeiras posições são ocupadas por nove clubes que disputam a Premier League. A única "intrusa" é a seleção masculina de futebol do país, que figura na oitava colocação.

O ranking sugere que os parceiros comerciais do Liverpool, como o patrocinador máster Standard Chartered e o parceiro de manga Western Union, estão colhendo os benefícios do recente sucesso da equipe em campo. Os Reds venceram a Champions League da última temporada e estão a apenas duas vitórias de conquistar seu primeiro título nacional de primeira divisão desde 1990.

"A excelência do Liverpool dentro e fora do campo nos últimos doze meses se reflete no crescimento da sua estatura no Powa Index. Seus ativos de patrocínio agora são os mais poderosos do Reino Unido, beneficiando significativamente seus parceiros no país, além de aumentar o valor de todas as futuras parcerias. Os dados de pesquisa no Google, Bing e Baidu mostram claramente que o Liverpool cresceu substancialmente no ano passado e agora está em pé de igualdade com o Manchester United em todo o mundo. Sua história ilustre combinada à liderança de Jurgen Klopp em campo está se traduzindo em poder e influência comercial recordes", afirmou Michael Flynn, executivo-chefe da DataPowa, empresa que opera o Powa Index.

Vale lembrar que, no início deste ano, o Powa Index revelou que Barcelona e Real Madrid, os dois principais clubes da LaLiga, são as propriedades de patrocínio mais poderosas entre os clubes de futebol em uma escala global. Nessa escala, o Manchester United é o terceiro, ficando, portanto, à frente do Liverpool, que vem em quarto.

O Powa Index é gerado usando dados de mais de 3 mil equipes, ligas e eventos por todo o mundo. O mecanismo analisa mais de 2,4 trilhões de dados por dia em 60 conjuntos exclusivos para criar uma composição de pontuação para cada propriedade esportiva.


Notícia Liverpool Manchester United Powa Index índice dados patrocínios mercado Inglaterra