O contrato de patrocínio técnico da New Balance com o Liverpool, atual campeão europeu, terminará ao final da temporada 2019/2020. Por conta disso, o clube inglês esteve no centro de diversas especulações da mídia europeia nos últimos meses, a principal delas envolvendo a Nike. Agora, a última informação sobre o assunto, veiculada pelo site americano de esportes The Athletic, dá como certa uma nova parceria, mas também um processo na Justiça e muita coisa ainda por acontecer.

De acordo com a publicação, o Liverpool teria assinado um contrato a partir da temporada 2020/2021 com a Nike para receber £ 70 milhões por ano, um aumento de £ 25 milhões em relação ao atual contrato com a New Balance. Segundo o site, a novidade seria divulgada oficialmente até o final deste mês.

A questão é que a New Balance não quer perder seu contrato mais lucrativo dentro do futebol, afinal o Liverpool é o atual campeão da Champions League e vice da Premier League, além de estar 100% na atual edição do Campeonato Inglês com seis vitórias em seis jogos. A marca decidiu entrar com um processo no Tribunal Superior do Reino Unido contra o clube, alegando que uma cláusula no atual contrato garante a ela o direito de sobrepor qualquer oferta concorrente até maio de 2020, dois meses antes do término do acordo que está vigente. O Liverpool, por sua vez, insiste que não existe esse tipo de cláusula.

Arte: Máquina do Esporte

"Podemos confirmar que nosso fornecedor de uniformes, a New Balance, iniciou uma disputa legal contra o clube. Não faremos mais comentários durante esses procedimentos legais", afirmou um porta-voz dos Reds ao The Athletic.

"Como patrocinador comprometido e de longa data, queremos continuar com nossa forte parceria com o Liverpool e renovar nosso contrato em 2020. De acordo com nosso contrato atual, podemos rebater a oferta feita pela Nike. Como parte do processo de renovação do contrato, o clube pôs em questão elementos do contrato e, como tal, estamos pedindo aos tribunais esclarecimentos sobre este caso. Nós e o clube queremos resolver todos os desafios contratuais o mais rápido possível e concordamos com um processo acelerado nos tribunais. A New Balance está ansiosa e confiante em manter seu patrocínio ao Liverpool, e esperamos continuar nosso sucesso como fornecedor de uniformes do clube", disse a New Balance ao site americano.

Ainda de acordo com a publicação, o Liverpool teria escolhido a Nike não só pelo valor oferecido mas também por conta da rede de distribuição global e de uma maior presença nos principais mercado da marca em relação à New Balance. 

A Nike não se pronunciou sobre o caso, mas, enquanto a disputa na Justiça não é resolvida, a New Balance tem se mostrado confiante, pois já teria inclusive projetado e criado os três uniformes dos Reds para a temporada 2020/2021. Assim, a assunto, ao que tudo indica, ainda terá muitos capítulos pela frente.


Notícia Liverpool New Balance Nike patrocínio uniformes marketing contrato renovação mercado Justiça