A disputa do primeiro Grenal, o clássico gaúcho entre Grêmio e Internacional, pela Copa Libertadores, fez o Facebook bater o recorde de audiência no Brasil. Transmitido com exclusividade pela plataforma na noite desta quinta-feira (12), a partida alcançou o recorde de 2,1 milhões de acessos simultâneos, quebrando pela primeira vez a barreira de 2 milhões de visualizações.

O número reforça a aposta que a plataforma tem feito na transmissão de partidas com exclusividade para o mercado brasileiro. Além da Libertadores, a rede social tem os direitos de transmissão da Champions League. Foi o segundo dia seguido em que a exibição de um jogo exclusivo pelo Facebook teve audiência recorde.

Na última quarta-feira (11), a vitória do PSG sobre o Borussia Dortmund por 2 a 0, em jogo válido pelas oitavas de final do torneio europeu, já havia alcançado a maior audiência da história, com 1,2 milhão de espectadores, quebrando recorde que antes pertencia a Flamengo 6x0 San Jose, da Libertadores de 2019, a primeira partida a quebrar a barreira de 1 milhão de espectadores.

Foto: Reprodução / Facebook Watch

A alta demanda para acompanhar o Grenal pelo streaming gerou, mais uma vez, elogios e críticas nas redes sociais por parte dos torcedores. Muitas pessoas reclamavam que estavam com dificuldade para acompanhar o jogo por conta de falha na conexão. O Facebook, porém, não reportou problemas para aguentar o acesso simultâneo de tantas pessoas. Naturalmente, a conexão disponível para ver o jogo costuma ser mais baixa do que a capacidade de ver a partida sem travamentos.

Já uma parte dos torcedores celebrou o fato de poder acompanhar o duelo sem precisar pagar para isso. Além do Facebook, a Globo transmite em TV aberta o torneio, mas a emissora só exibe um jogo por semana, às quartas-feiras. Fox Sports e SporTV, ambos na TV por assinatura, exibem o restante das partidas.

O alto índice de audiência obtido em um dos jogos de maior rivalidade do futebol, porém, será difícil de ser alcançado novamente pelo Facebook. Pelo menos no curto prazo. Com a pandemia do coronavírus, a Conmebol já anunciou a suspensão temporária das partidas da Libertadores, enquanto a Uefa confirmou que todos os jogos da Champions League que estavam marcados para a semana que vem também foram adiados.


Notícia Grenal Grêmio Internacional Facebook mídia transmissão recorde audiência estratégia mercado