O Grupo Globo decidiu que, a partir desta sexta-feira (4), todos os nomes de patrocinadores de estádios serão citados nas transmissões e passarão a ser escritos nos textos publicados em todas as mídias do grupo.

Os textos produzidos no site "ge" já trazem as nomenclaturas Neo Química Arena, Allianz Parque e Itaipava Arena Fonte Nova. Neste final de semana, na transmissão dos jogos, a nova medida também será implementada. 

Segundo apurou a Máquina do Esporte, ainda está sendo definido de que forma serão feitas as citações dentro das transmissões. A tendência é de que locutores citem o nome dos patrocinadores das arenas logo no início de cada tempo de jogo.

Comentaristas e demais profissionais de vídeo poderão citar o nome dos patrocinadores durante as transmissões, sem qualquer tipo de veto, mas isso não deverá ser feito de maneira constante. 

Allianz Parque não será mais chamado de "Arena Palmeiras" nas transmissões da Globo - Foto: Divulgação

A mudança de "regra" da Globo foi tomada após o acerto entre Corinthians e Hypera Pharma pelo naming right da Neo Química Arena. Como revelou Caio Campos, gerente de marketing do Corinthians e da Arena ao podcast Os Maquinistas, na última quarta-feira, o contrato de direitos de transmissão da Globo com o clube previa que, se o naming right fosse vendido, haveria uma conversa para liberação.

Como a Hypera Pharma é cotista do futebol da Globo por meio da marca Benegrip, a emissora ficou numa espécie de "encruzilhada" e decidiu liberar o naming right.

Após a publicação da reportagem, o Grupo Globo enviou comunicado sobre o tema:

"A partir deste sábado, dia 5, a Globo passa a citar nas transmissões dos jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil a marca patrocinadora de arenas esportivas. Essa decisão é fruto do diálogo constante que a Globo mantém com os clubes, sempre respeitando os acordos estabelecidos com as marcas parceiras das transmissões esportivas da emissora. Como parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, a Globo busca sempre as melhores soluções para os que apoiam o desenvolvimento do esporte no país."


Notícia Corinthians Marketing patrocínio Naming Rights Globo Palmeiras Bahia Allianz Parque Neo Química Arena Itaipava Arena Fonte Nova