Muito criticada por “esconder” a transmissão esportiva quando não há um evento de alto apelo na audiência, a Globo decidiu apostar na transmissão do futebol na última quarta-feira, mesmo sem ter um clube de São Paulo nas semifinais da Copa do Brasil. E isso representou uma queda na audiência.

Segundo apurou a Máquina do Esporte, a decisão de exibir o primeiro jogo de Cruzeiro e Grêmio pelo torneio nacional para São Paulo foi para reforçar a presença do futebol na noite de quarta-feira na TV aberta. O jogo foi uma espécie de “teste” feito pela Globo para ver como o público reage mesmo sem ter um time local na disputa.

Os 17 pontos marcados pelo duelo entre mineiros e gaúchos representaram a mais baixa audiência na transmissão do futebol na noite de quarta neste ano, igualando Santos x Gama, primeiro jogo desta Copa do Brasil exibido pela Globo.

O resultado não pode ser considerado catastrófico. Como o duelo ainda não era o que decidia o finalista do torneio, o apelo de público costuma ser um pouco mais baixo. A tendência é que a exibição da segunda partida da semifinal, agora de Atlético-MG e Inter, tenha mais audiência para a Globo. A princípio, esse jogo deverá ser o único a ser transmitido, em todo o Brasil, na próxima semana. A decisão, porém, deve sair só segunda-feira.

Neste ano, a Globo havia optado por exibir filme em vez de futebol uma vez apenas. Foi em 20 de julho, quando a emissora mostrou “Percy Jackson e o Mar de Monstros” em vez do primeiro jogo entre Santos x Gama. Ela marcou 22 pontos no Ibope.

Em São Paulo, a maior audiência da noite de quarta-feira com o futebol brasileiro este ano foi de 32 pontos, na partida que significou a eliminação do Corinthians da Copa Libertadores. Na Copa do Brasil, o recorde é de Cruzeiro x Corinthians, na fase de quartas de final, que obteve 24 pontos na medição do Ibope.

A última vez que havia optado por mostrar um jogo sem ter um time paulista fora em 2013, na final da Libertadores entre Atlético-MG e Olimpia. O jogo teve 23 pontos no Ibope.

Na próxima semana, o “teste” de audiência da Globo para a Copa do Brasil valerá também para o Rio de Janeiro. Nesta última quarta-feira, a emissora exibiu Vasco 0x0 Avaí pela Série B, primeiro jogo de quarta à noite do Vasco no torneio que foi exibido pela Globo. O duelo marcou 21 pontos na medição do Ibope, número que manteve a média de audiência em partidas que não envolvem o Flamengo na quarta-feira à noite.


Notícia Cruzeiro Grêmio Copa do Brasil Globo