A Fifa divulgou, nesta quarta-feira (15), a tabela da Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Catar entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. O torneio terá três dias a menos em relação ao calendário visto nos últimos Mundiais, o que fará com que a fase de grupos passe a ter quatro jogos por dia ao invés de três.

Apesar do aumento do número de jogos diários, a entidade manteve a estratégia de um jogo por horário (com exceção da última rodada, em que os dois jogos no mesmo grupo ocorrem no mesmo horário para não ajudar nenhuma seleção). No Brasil, caso o horário de verão permaneça extinto até lá, os jogos serão às 7h, 10h, 13h e 16h, pelo horário de Brasília.

Outra novidade é a instituição de uma tabela "flexível". Isso porque a Fifa poderá modificar horários depois do sorteio final, quando as seleções já estiverem definidas, em março de 2022. Essa flexibilidade serviria para agradar os donos dos direitos de transmissão espalhados pelo mundo, além de permitir o deslocamento de fãs e equipes.

Foto: Divulgação / Fifa

"Uma vez que os times que vão se enfrentar sejam conhecidos, a possibilidade será discutida para oferecer um horário mais benéfico para os públicos nos países ou para os fãs no Catar, de acordo com a localização do estádio. Essa flexibilidade adicional é possível sem afetar nenhum aspecto técnico, já que todos os estádios estão localizados em um raio compacto, e o clima é perfeito nessa época do ano, seja com um início mais cedo ou mais tarde", destacou a Fifa em seu site oficial.

A explicação para se pensar nos torcedores que estarão no país durante o Mundial também é interessante. Por conta da logística única que haverá no torneio, os fãs poderão assistir a mais de um jogo por dia in loco. Isso porque todos os oito estádios que receberão partidas ficam na região metropolitana da capital Doha, em um raio de apenas 55 quilômetros. Para se ter uma ideia, o deslocamento poderá ser feito por meio de uma linha de metrô, que foi inaugurada recentemente e ligará sete das oito arenas em questão de minutos.

Por fim, foi oficializado que a abertura da Copa do Mundo de 2022 será no Al Bayt Stadium, que terá capacidade para 60 mil pessoas e deverá ser entregue até o final deste ano. Em campo, a seleção da casa enfrentará um adversário a ser definido. Já a final foi confirmada para o Lusail Stadium, que também ainda está em obras e poderá receber um público de 80 mil espectadores. 


Notícia Calendário tabela flexível Fifa Copa do Mundo Qatar 2022 gestão estratégia mídia mercado