arquivo

Fifa confirma suspensão a Joseph Blatter e Michel Platini

por Redação - São Paulo (SP)
A
A
publicidade

Joseph Blatter e Michel Platini foram suspensos do futebol

publicidade

O juiz alemão Hans-Joachim Eckert confirmou na manhã desta quinta-feira (8) a recomendação do Comitê de Ética da Fifa e suspendeu Joseph Blatter e Michel Platini por 90 dias. Jerome Valcke, afastado da entidade desde que seu nome foi envolvido em um esquema de revenda de ingressos com ágio para a Copa do Mundo do Brasil, recebeu a mesma pena.

publicidade
publicidade

A sentença de três meses é a máxima punição da Fifa quando há uma investigação em andamento. Na semana passada, a Justiça da Suíça abriu ação penal contra Blatter e Platini por má gestão e pagamento desleal no processo de antecedeu o Mundial brasileiro.

publicidade
publicidade
publicidade

"Se o que está sendo relatado por conta das intenções da câmara de investigações do Comitê de Ética da Fifa é de fato verdade, nada irá me deter de garantir que a verdade seja conhecida", disse o presidente da Uefa em nota, antes de o anúncio oficial da suspensão.

publicidade
publicidade

Já o presidente da Kia/Hyundai, Chung Mong Joon, foi banido do futebol por seis anos sob acusação de compra de votos nas licitações para as Copas de 2018 e 2022, que acontecerão na Rússia e no Qatar, respectivamente.

publicidade

Blatter já não pode mais usar o seu escritório na sede da entidade, em Zurique. Em seu lugar, como a Máquina do Esporte adiantou nesta manhã, assume o camaronês Issa Hayatou, de 69 anos. O capítulo C do Estatuto da Fifa diz que, na ausência do presidente, o vice mais velho assume o posto.

publicidade
publicidade

Hayatou também é membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) e foi derrotado por Blatter nas eleições de 2002. Seu currículo inclui a presidência da Confederação Africana de Futebol (CAF) e a seleção de basquete de Camarões como atleta. Seu nome apareceu em uma lista de subornos em negociações de direitos de TV da Copa do Mundo na década de 1990.

publicidade
publicidade

O espanhol Ángel Maria Villar assume a Uefa interinamente com a suspensão de Michel Platini.

publicidade
publicidade
publicidade

Com a punição, Blatter voltaria ao cargo em janeiro, um mês antes do pleito. Há uma corrente na imprensa europeia defendendo que, com a suspensão, o suíço de 79 anos, enfim, renunciaria. 

publicidade
publicidade

Com isso, a escolha do novo presidente da Fifa virou um enorme ponto de interrogação. A inscrição de candidaturas termina no dia 26 de outubro: além de Platini e Chung Mong-Joon, CEO da Kia/Hyundai, parceira comercial da Fifa, o príncipe jordano Ali Bin Al-Hussein e o ex-jogador Zico manifestaram interesse em concorrer ao cargo. Nenhum deles se pronunciou após a última turbulência na Fifa.

publicidade

Lenovo renova patrocínio do Prêmio eSports Brasil 2020