arquivo

F1 fecha parceria inédita e exibirá GP da Alemanha no YouTube

por Redação - São Paulo (SP)
A
A

A Fórmula 1 terá uma corrida transmitida ao vivo no YouTube pela primeira vez na história. O acordo com a rede social especializada em vídeos mais famosa do mundo foi fechado para o Grande Prêmio da Alemanha, que será disputado no circuito de Nurburgring no próximo dia 11 de outubro.

publicidade
publicidade
publicidade

Os fãs brasileiros, no entanto, terão que esperar mais um pouco pela novidade. Isso porque a parceria entre F1 e YouTube será válida apenas para sete países, todos eles europeus: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça. O acordo inclui também todo o final de semana da prova, com transmissões ao vivo dos treinos livres e do treino classificatório, além de análises de especialistas e o pré e pós-corrida, com direito a melhores momentos.

publicidade
publicidade
F1 fecha parceria inédita e exibirá GP da Alemanha no YouTube
publicidade
publicidade

Foto: Reprodução / Twitter (@MercedesAMGF1)

publicidade
publicidade

"Estamos animados por trabalhar com o YouTube em um projeto tão empolgante. Ao passo em que continuamos a diversificar nossa estratégia de distribuição de mídia e a expandir nossa oferta digital, é imperativo que envolvamos fãs que consomem mídias de maneira diferente, e o YouTube nos oferece a plataforma para conseguir isso. A parceria com o YouTube também garante que continuemos nossa busca para atrair novos públicos, de novas formas, para aumentar a base de fãs da F1", afirmou Adam Crothers, diretor de direitos de mídia digital da Fórmula 1.

publicidade

"O YouTube ajuda o esporte a alcançar os fãs de amanhã. 70% do público da F1 no YouTube tem menos de 35 anos. Emissoras e organizadores de esportes reconhecem cada vez mais a capacidade do YouTube de alcançar esses novos públicos e gerar receita. A F1 sempre foi uma das marcas mais inovadoras do esporte, tão dinâmica na criação de vídeos quanto na pista. A decisão da F1 de transmitir ao vivo seu conteúdo mais premium no YouTube é mais uma prova do papel do YouTube como parceiro confiável para o setor", celebrou Tomos Grace, chefe de esportes do YouTube para a Europa.

publicidade
publicidade
publicidade

A iniciativa inédita surge como consequência do aumento de audiência da categoria em 2020. De acordo com a Nielsen Sports, as três primeiras provas da temporada já disputadas até aqui tiveram aumento do número de fãs em frente à televisão no Reino Unido. Ao todo, foram 13,63 milhões de espectadores, uma média de mais de 4,54 milhões de pessoas por prova.

publicidade
publicidade

Para se ter uma ideia, o Grande Prêmio da Áustria, corrida de abertura da temporada em 5 de julho, alcançou 4,8 milhões de espectadores. No ano passado, a mesma prova havia sido assistida por 3,8 milhões de pessoas. Se for comparado com o Grande Prêmio da Austrália, que abriu a temporada em 2019, o número é ainda mais discrepante, já que a prova australiana teve "apenas" 1,4 milhão de espectadores.

publicidade

A expectativa da F1 é que a audiência permaneça crescendo no decorrer do ano, não só no Reino Unido mas também em todo o mundo. A categoria tem feito de tudo para alavancar os números, colocando provas inéditas no calendário, criando corridas com status de comemorativas e ainda tentando se aproximar cada vez mais dos fãs por meio das plataformas digitais.

publicidade
publicidade