O esporte no Brasil começou a se antecipar para prevenir um avanço ainda maior do contágio por coronavírus. Diversos eventos já começaram a ser cancelados ou adiados. Brasília, a primeira cidade a pedir isolamento das pessoas, já confirmou que a etapa do UFC será realizada com portões fechados neste final de semana. Além disso, a prova de 15K da New Balance que ocorreria na capital federal no próximo domingo (22) foi cancelada e o dinheiro será ressarcido aos atletas.

Foto: Reprodução / Site (ufc.com.br)

Outras corridas de rua, esporte bastante praticado no país, estão tendo suas datas alteradas. A Tribuna 10K FM-Unilus, por exemplo, que é disputada em Santos (SP) e uma das mais tradicionais do running nacional, já confirmou que não será mais disputada em 17 de maio e foi remarcada para 15 de novembro.

“É a decisão mais sensata a se tomar nesse momento. Temos de pensar nos atletas, no público que acompanha o evento, nos patrocinadores envolvidos e na cidade”, afirmou o diretor-presidente do jornal A Tribuna, Marcos Clemente Santini.

Em Santa Catarina, a Federação Catarinense de Ciclismo decidiu cancelar o 53º Circuito Boa Vista Tupy de Ciclismo que aconteceria neste final de semana. Em São Paulo, o Olímpia Tennis Classic, em Olímpia, também foi suspenso após a decisão da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e da ITF (Federação Internacional de Tênis) de paralisar todo o tênis profissional nas próximas seis semanas. 

Entre as modalidades coletivas, a Liga Nacional de Basquete (LNB) foi a primeira a tomar uma atitude. A entidade anunciou o adiamento do Jogo das Estrelas 2020, que estava marcado para os dias 20 e 21 de março, além de impor partidas do NBB com portões fechados até a próxima quarta-feira (18).

No futebol, os estaduais serão bastante afetados neste final de semana. Em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Brasília e Goiás, todas as partidas serão realizadas com portões fechados.

Já em São Paulo e no Rio de Janeiro, apenas as partidas nas capitais não contarão com público. Ao todo, serão seis jogos neste final de semana: São Paulo x Santos e Corinthians x Ituano (SP), e Flamengo x Portuguesa, Botafogo x Bangu, Vasco x Fluminense e Madureira x Volta Redonda (RJ). A medida, no entanto, é por tempo indeterminado. 


Notícia Coronavírus Covid-19 Brasil esporte pandemia corrida de rua UFC NBB Jogo das Estrelas basquete ciclismo tênis