arquivo

Djokovic testa positivo para Covid-19, e Adria Tour é cancelado

por Redação - São Paulo (SP)
A
A

O que parecia óbvio se confirmou na manhã desta terça-feira (23). Após o búlgaro Grigor Dimitrov e o croata Borna Coric serem diagnosticados com coronavírus, o sérvio Novak Djokovic, atual número 1 do mundo, também foi confirmado com Covid-19, assim como o compatriota Viktor Troicki. Além deles, Christian Groh e Marko Paniki, técnico e preparador físico de Djokovic, respectivamente, também contraíram a doença.

publicidade
publicidade

Imediatamente após o resultado ser divulgado, as redes sociais do Adria Tour, torneio amistoso organizado e promovido por Djokovic com público e sem protocolos para promover o distanciamento social, divulgaram o cancelamento da competição, que estava, até então, com status de suspensa. Além disso, também postaram a declaração oficial do tenista.

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Foto: Reprodução / Twitter (@AdriaTennisTour)

publicidade

"No momento em que chegamos a Belgrado, fomos fazer o teste. Meu resultado é positivo, assim como o de Jelena (esposa), enquanto os resultados de nossos filhos são negativos.

publicidade
publicidade
publicidade

Tudo o que fizemos no mês passado, fizemos com coração puro e intenções sinceras. Nosso torneio teve como objetivo unir e compartilhar uma mensagem de solidariedade e compaixão em toda a região.

publicidade

O tour foi projetado para ajudar os jogadores de tênis estabelecidos e futuros do sudeste europeu a obter acesso a um tênis competitivo, enquanto estamos em espera devido à situação do Covid-19.

publicidade
publicidade
publicidade

Tudo nasceu com uma ideia filantrópica, de direcionar todos os fundos arrecadados para as pessoas carentes e me emocionou ver como todos reagiram fortemente a isso.

publicidade

Organizamos o torneio no momento em que o vírus enfraqueceu, acreditando que as condições para sediar o tour haviam sido cumpridas. Infelizmente, esse vírus ainda está presente e é uma nova realidade que ainda estamos aprendendo a lidar e conviver.

publicidade
publicidade

Espero que as coisas diminuam com o tempo, para que todos possamos retomar nossas vidas como eram.

publicidade
publicidade

Sinto muito por cada caso individual de infecção. Espero que isso não complique a situação de saúde de ninguém e que todos fiquem bem.

publicidade
publicidade

Vou permanecer em autoisolamento pelos próximos 14 dias e repetir o teste em cinco dias."

publicidade
publicidade

Vale lembrar que a Sérvia tem pouco mais de 13 mil casos de coronavírus confirmados, com menos de 263 mortes, segundo a universidade americana Johns Hopkins. Com os números baixos, o Adria Tour resolveu ignorar os protocolos usados na maioria dos grandes torneios esportivos que estão retomando as atividades aos poucos, inclusive torneios de futebol no próprio continente europeu.

publicidade
publicidade
publicidade

Ao todo, foram mais de 4 mil pessoas nas quadras, a grande maioria sem máscara e sem respeitar o distanciamento. A situação é considerada ainda mais grave pelo fato de que Djokovic é, atualmente, o presidente do Conselho de Jogadores da ATP, função da qual deverá ser destituído.

publicidade

Lenovo renova patrocínio do Prêmio eSports Brasil 2020