Qualquer corintiano, seja mais velho ou mais novo, com certeza já ao menos ouviu falar do período da história do clube conhecido como Democracia Corinthiana. Para quem quer saber mais sobre o assunto, o Canal Curta! exibirá um documentário intitulado "Democracia em Preto e Branco" na próxima sexta-feira (16), no espaço "Sexta da Sociedade".

Narrado por Rita Lee e dirigido por Pedro Asbeg, o documentário aborda o movimento ideológico-futebolístico, com foco sobretudo na figura de Sócrates. Em um contexto de luta pela volta das eleições diretas no Brasil na década de 1980, que foi marcada pelos anos finais da Ditadura Militar no país, o camisa 8 liderou um grupo de atletas, que incluía nomes como Casagrande e Wladimir, na construção de um clube mais democrático em sua administração.

Foto: Divulgação

À época, tudo era decidido por votação dentro da equipe, das contratações aos locais de concentração. Em uma configuração totalmente auto-organizada, o grupo causou polêmica e desagradou desde militares até cartolas por modificarem os modelos tradicionais de gestão.

O documentário ainda mostra o panorama esportivo, musical e político de uma época em que o país fervilhava em meio a greves e protestos, que contavam com a participação ativa de Sócrates e Wladimir. Entre os entrevistados, há jogadores de futebol e corintianos ilustres, como o ex-presidente Lula, Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman, Paulo Miklos e Juca Kfouri

Além dos relatos, o longa é ilustrado por uma série de imagens de arquivo de jogos, manifestações e shows. Com pouco mais de uma hora e meia de duração, o documentário vai ao ar na próxima sexta-feira (16), às 22h15. As reprises estão programadas para os dias 17 (às 2h e às 13h20), 18 (às 21h), 19 (às 16h15) e 20 de agosto (às 10h15).

Assista abaixo ao trailer de "Democracia em Preto e Branco":


Notícia Corinthians Democracia Corinthiana Democracia em Preto e Branco Sócrates documentário mídia Canal Curta!