A rede de artigos esportivos Decathlon decidiu recorrer ao consumidor para apontar os caminhos que a empresa deve seguir pelos próximos dez anos. Por meio de uma plataforma colaborativa, a empresa lançou o projeto "Visão 2030". No programa, as pessoas podem compartilhar suas visões sobre o futuro nesta próxima década. Desde janeiro e até o dia 25 de março, será possível ao público falar sobre anseios e dar sugestões.

Segundo a Decathlon, mais de 5 mil pessoas já participaram da primeira fase do projeto, batizada de "coinspiração". Elas deram 17 mil ideias sobre os temas "O futuro das pessoas", "O futuro dos esportistas" e "O futuro da convivência".

Foto: Divulgação / Decathlon

Agora, o projeto está na segunda fase, que é a de "coexploração". Nela, as pessoas que acessarem a plataforma on-line poderão deixar suas impressões sobre quatro temas: "Forma do Futuro da Humanidade", "Mudanças Tecnológicas e Ambientais", "Mudanças Fundamentais do Amanhã" e "A Mudança do Eu para o Nós". Até agora, mais de 3 mil sugestões já foram apresentadas dentro desses temas.

Depois de coletar dados e realizar workshops entre funcionários e clientes para discutir essas quatro proposições, a Decathlon promete entrar na terceira fase, de "coescrita". Ela servirá para reescrever a visão da empresa a partir do que for vislumbrado como caminho a ser seguido na colaboração.

A quarta e última fase do projeto será a de "coevolução", em que a empresa deverá começar a colocar em prática esse novo posicionamento da Decathlon em todo o mundo.


Notícia Decathlon Visão 2030 projeto colaboração consumidor visão futuro marketing estratégia ação mercado