A volta do atacante Fred para o Fluminense foi transformada pelo jogador em uma grande ação social que, no fim, poderá servir para o aplicativo Strava conseguir extrapolar o nicho de atuação e disseminar seus serviços.

No último domingo (31), pouco depois de anunciar a volta para o Fluminense, Fred comunicou que sairia na segunda-feira (1º) bem cedo de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro. De bicicleta. A iniciativa, segundo o jogador, tinha um propósito social: arrecadar donativos para comprar 4 mil cestas básicas e encher um estádio de futebol de doações.

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Para alcançar o objetivo, Fred se aliou ao aplicativo de medição de atividades físicas Strava. Ele tem usado o app para registrar o percurso de cerca de 600 km entre as duas cidades. Enquanto pedala pela Estrada Real, o atacante vai se comunicando nas redes sociais e por meio do desafio criado na plataforma. Mais do que isso, vai dando ao Strava uma publicidade jamais vista no mercado brasileiro.

Foto: Reprodução / Instagram (@fredguedes9)

"Esse mundo de corrida, bicicleta e triatlo é muito de nicho, existe uma barreira de entrada muito grande. Por mais que a gente tente conversar por meio de ações, acaba falando sempre com o mesmo público, o que é bom e é ruim. Ter um atleta de futebol, que é a grande paixão nacional, falando sobre a gente, é superlegal", disse Rosana Fortes, country manager do Strava no Brasil, à Máquina do Esporte.

O "Tour do Fred" lançado no aplicativo conta com 25 mil participantes. Nele, o torcedor é desafiado a pedalar 600 km durante o mês de junho. Fred tem como meta chegar ao Rio de Janeiro até o final da semana. Nesta quarta-feira (3), começa o terceiro dia de viagem, com 280 km ainda a serem percorridos. O atleta tem usado suas redes sociais para relatar como tem sido a viagem. Nelas, constantemente, faz propaganda para os parceiros: além do Strava, a marca de bicicletas Sense Bike e a empresa de atacado e varejo Villefort.

"Agora é hora da mídia. Vamos falar de quem são os nossos parceiros nessa viagem", brincou o jogador durante uma parada ainda no primeiro dia de viagem.

As 4 mil cestas básicas já foram arrecadadas. Os patrocinadores transformaram o valor do cachê que seria pago ao atleta em doações, o que ajudou a obter a meta. O jogador, porém, continua incentivando as pessoas a doarem, sempre usando a sua conta no Instagram.

Vale lembrar que o recurso dos stories tem sido usado por Fred de forma bastante consistente não é de hoje. Em dezembro de 2018, ainda no Cruzeiro, o jogador recebeu o apelido de "Rei dos Stories", por utilizar bastante a mídia em relacionamento com os torcedores e, claro, para se relacionar com patrocinadores.


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