Vinicius M. Azevedo, Gerente de Marketing da Arena Corinthians

Além da vitória por 4 a 1 dentro de campo, a estreia do Corinthians na Arena Corinthians em 2020 foi movimentada também além das quatro linhas. No último dia 23 de janeiro, o palco do jogo entre Corinthians e Botafogo-SP recebeu um jogo comemorativo e cinco ativações de patrocinadores e parceiros comerciais, além das ações programadas regularmente.

Vale ressaltar que essa movimentação é importante pelos seguintes pontos:
- Manutenção da história do clube ao promover o resgate do título de 2000
- Ativação de produtos licenciados no matchday
- Mais uma iniciativa inclusiva
- Aproximação das marcas com os torcedores a partir de ações interativas
- Patrocinadores demonstrando o interesse em se destacar, indo além da visibilidade entregue pela camisa e demais ativos padrões (backdrop, uniforme de treino, placas no CT, etc.) 

O Jogo Festivo
Os portões abriram mais cedo que o normal (18h30) e, a partir das 19h30, o público presente acompanhou um jogo festivo entre uma equipe formada por jogadores do elenco campeão do mundial em 2000, há 20 anos, e uma outra formada por jogadores de diversas gerações, inclusive com a presença de Danilo e Anderson Polga, campeões mundiais em 2012.

O jogo, promovido pelo clube, contou também com um trabalho de resgate histórico a partir da identidade visual nos telões e LEDs do estádio. À medida que chegavam ao estádio, os torcedores eram surpreendidos com uma arte alusiva ao telão da final no Maracanã em 2000 e com o canto do “Todo Poderoso Timão” ecoando no sistema de som da Arena, reproduzindo o feito da torcida na chamada “segunda invasão corintiana”.

Além disso, após o final dramático da partida, vencida de virada por 2 a 1 pelo time de 2000, com dois gols do ex-atacante Dinei, sendo um deles no último lance, torcedores e jogadores puderam viajar no tempo. As luzes do estádio foram apagadas, os jogadores ficaram abraçados na linha do meio de campo e o telão reproduziu os gols dos três primeiros jogos do Corinthians em 2000. A ideia foi reviver a decisão, mas sem imagens das jogadas. Em uma saudação também ao saudoso Luciano do Valle, a narração de todos os pênaltis da disputa ecoou no sistema de som da Arena. A cada batida, o placar era atualizado, lembrando a noite de 14 de janeiro de 2000. Após o fim da narração, Oswaldo de Oliveira levou o troféu aos jogadores, que fizeram uma volta olímpica para celebrar o momento junto aos torcedores presentes.


Jogo festivo que reuniu jogadores campeões mundiais do Corinthians - Fotos: Agência Corinthians

Abaixo, alguns detalhes das ativações realizadas no estádio:

UniDrummond
Recentemente, a universidade anunciou o lançamento de um campus dentro da Arena. As obras estão a todo o vapor, e as primeiras turmas devem começar ainda nesse semestre. Além do plano de mídia em que a universidade está investindo, algumas ações para a captação de candidatos para o vestibular foram feitas a partir dos ativos do clube.

No jogo, foram duas iniciativas da marca:

- Novo material de divulgação veiculado nos telões e anéis de LED, apresentando o projeto e convocando para o vestibular do dia 1º de fevereiro;

- Profissional da universidade fazendo a tradução da coletiva de imprensa do técnico Tiago Nunes em libras após a partida. Apoiar iniciativas inclusivas na Arena é algo que está na agenda estratégica da parceria, uma vez que educação e inclusão têm total sinergia e são duas plataformas propositivas.


Imagem: frame do vídeo veiculado nos telões - Foto: Divulgação/Corinthians

 

Mendorato
No fim do ano passado, a Santa Helena lançou o Mendorato Corinthians, identificando uma oportunidade de consumo do produto durante jogos de futebol, seja no estádio, em casa, em um bar ou onde o torcedor estiver acompanhando a partida.

O produto é vendido no varejo e também na Arena Corinthians. Para estimular o consumo a partir da associação da marca e da ocasião, a empresa fez uma distribuição de produtos em um dos portões de acesso do estádio e também na saída. Após o término do primeiro tempo, a marca ainda promoveu o Desafio do Intervalo, oferecendo um kit de produtos para todos os que foram ao campo para bater pênaltis, transmitindo todos os chutes nos telões com uma máscara da marca e locução ao vivo. Na sequência, um vídeo promocional do produto também foi exibido nos telões.

Ativação da Mendorato durante a estreia do Corinthians - Foto: Rodrigo Coca (Ag. Corinthians)

Jequiti
O público presente pôde participar da escolha da fragrância do perfume oficial do Corinthians, que será lançado ainda este ano pela empresa de cosméticos. Foram apresentadas três opções aos torcedores. 

Tanto o Corinthians quanto a Jequiti apostam bastante no projeto, uma vez que o mercado de cosméticos tem um grande potencial a ser explorado.

ALE
Repetindo a ação feita no aniversário de 109 anos do clube, o patrocinador trouxe o “maior torcedor do mundo” para saudar a torcida no primeiro jogo da temporada em casa. 

O “bonecão do posto” corintiano tem 23 metros de altura e conta com mais de 4,5 metros de largura, destacando-se em meio ao público presente.

O "bonecão" da Ale dentro da Arena Corinthians - Foto: Rodrigo Coca (Ag. Corinthians)

Midea
A multinacional fabricante de eletrodomésticos, que se tornou patrocinadora do clube nessa temporada, contou com as seguintes iniciativas para estrear a promoção da marca na Arena Corinthians: 

- Material institucional da marca nos telões e LEDs do estádio com o intuito de apresentar a empresa;

- Telão interativo com a câmera “Loucos por Corinthians”, que destacava no telão os torcedores mais agitados quando a torcida inflamava durante os dois tempos da partida;

- Lançamento do showroom Midea no átrio, localizado no 5º andar do setor oeste. O espaço serviu para apresentar todos os produtos da marca para o torcedor.


Ativações da Midea durante a partida na entrada do estádio e no telão - Foto: Rodrigo Coca (Ag. Corinthians)

Além dessas atividades em destaque, os serviços e as ações de rotina do matchday seguiram regularmente:

- Anunciantes dos telões e demais ativos de mídia
- Acompanhamento do pré-aquecimento no aquário
- Visita ao banco de reservas para foto no pré-jogo
- Espaço TEA
- Área kids com atendimento gratuito
- Presença da mascote
- Ativações de parceiros dos camarotes
- Sessão de autógrafos pós-jogo na zona mista

Mesmo em um jogo bem movimentado como esse, o desafio mais difícil ainda é fazer o público entrar mais cedo no estádio, o que facilitaria a operação e aumentaria consideravelmente o potencial de geração de experiências e entretenimento, bem como o consumo de produtos.

A reflexão que deixo para o final é: caso fosse permitida a venda de bebidas alcoólicas nas praças desportivas em São Paulo, quantos torcedores entrariam mais cedo, aumentariam a conexão com o clube, com os estádios, com os patrocinadores? Quantos novos parceiros se interessariam em ativar sua marca com as massas apaixonadas, oferecendo entretenimento para o público nesse período ocioso?

Que um dia possamos fazer um brinde ao matchday, ou melhor, no próprio matchday.


Notícia Marketing Patrocínio Arena Corinthians